22/08/2023
Política

Richa propõe incentivos para industrialização do interior

imagem-15637

Da redação – O pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Beto Richa, defendeu nesta quinta-feira (29) a criação de incentivos para fomentar a industrialização em municípios do interior do Paraná. “A carga tributária cresceu demais no País nos últimos anos, sobretudo na esfera federal. O Governo do Estado pode atuar na atração de indústrias concedendo incentivos pontuais que revertam na geração de empregos e impostos”, afirmou Richa em visita à indústria de móveis Gazin, em Douradina, região Noroeste do Estado.
Desde quarta-feira, Richa percorre 21 municípios do Noroeste para discutir idéias e propostas para seu Plano de Governo. Em Douradina, anotou a queixa do diretor-presidente da empresa, Mário Valério Gazin, sobre a alta carga tributária do setor. Com 1.500 funcionários, a empresa é a maior geradora de empregos da região. “A redução da carga tributária estadual pode ser calibrada na medida em que o Estado consiga conter seus gastos de custeio e ampliar a base de arrecadação, com mecanismos de modernização do processo arrecadador e de combate à sonegação”, disse Richa.
Richa defendeu a formação de parcerias estratégicas com instituições do Sistema S, como Senai, Senac e Senar, para desenvolver programas de capacitação e qualificação profissional a fim de preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho. “São ações conjuntas que exigem parceria e planejamento. À medida em que a economia está aquecida e há oportunidades de emprego, o mercado absorve esses profissionais qualificados”, disse Richa.
Em reunião com empresários do setor de confecção de Altônia, na quarta-feira (28), Richa ouviu do empresário Antônio Carlos Ribeiro que as empresas da região precisam de apoio para a construção de barracões para a instalação de incubadoras e para a qualificação profissional de trabalhadores. A empresa de Ribeiro, a CRT Confecção, emprega 70 pessoas e produz cerca de 22 mil peças por mês.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo