22/08/2023
Geral

Richa sanciona aumento de 31,73% para professores universitários

O governador Beto Richa sancionou hoje, quarta-feira (22), o projeto de lei que concede aumento de 31,73% no vencimento dos professores das instituições estaduais de ensino superior. A medida altera a lei n° 15.944.

A aplicação do reajuste será realizada em quatro parcelas anuais de 7,14%, sedo que a primeira vai ser aplicada na folha de pagamentos de outubro desde ano e as demais no mesmo mês de 2013, 2014 e 2015, independentemente das recomposições salariais normais do funcionalismo estadual.

Richa afirmou que o governo do estado atendeu integralmente ao pleito dos professores e sindicatos e espera que o indicativo de greve da categoria seja suspenso. “Este reajuste foi um compromisso de governo assumido com as universidades estaduais e com os professores e está cumprido”, disse o governador. “Com esse aumento nós estamos corrigindo uma distorção causada nos governos anteriores”, afirmou.

O reajuste faz parte do plano de equiparação salarial do corpo docente com o quadro técnico das universidades estaduais e, para o secretário estadual de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o indicativo de greve da categoria é uma precipitação da classe, já que o governo cumpriu todos os compromissos assumidos.

Leal declarou que o governo do estado não tem nenhuma dificuldade em cumprir seus compromissos. “A perspectiva que foi confirmada é do pagamento da primeira parcela a partir de outubro. Portanto, se estamos em agosto, nós cumprimos exatamente todo o cronograma estabelecido e esperamos que o bom senso da categoria e dos sindicatos possa prevalecer” disse o secretário.

Para Alípio os professores universitários e toda a categoria devem reconhecer o esforço do governo do estado e desmobilizar o movimento grevista. “A nossa prioridade agora é a volta as aulas, porque os maiores prejudicados com a paralisação são os alunos e consequentemente a sociedade” afirmou Alípio.

Rede Estadual

O sistema de ensino superior público do Paraná é formado por sete universidades estaduais com mais de 120 mil acadêmicos nos cursos presenciais e à distância. Representa hoje um orçamento de cerca de R$ 1,3 bilhão por ano, inteiramente custeado pelo Governo do Estado, embora constitucionalmente o ensino superior seja de responsabilidade do governo federal.

Nota Oficial

De acordo com o presidente da Adunicentro, entidade que representa os professores da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Denny William, os sindicatos de todas as universidades estaduais devem se reunir na tarde de hoje (22) para a confecção e emissão de uma Nota Oficial sobre a posição das entidades de classe sobre o aumento. “Consideramos uma vitória. Mas teremos essa posição oficial unificada entre os sindicatos até o final da tarde de hoje”, explicou Denny.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.