22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Rios e córregos passam por desassoreamento para prevenir enchentes

A Prefeitura de Guarapuava também ressaltou a importância dos esforços dos moradores, para que não descartem o lixo incorretamente

Desassoreamento (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava deu continuidade às operações de desassoreamento em rios e córregos da cidade nesta semana. Nos últimos dias, chuvas fortes e temporais causaram transtornos na cidade e algumas ruas ficaram alagadas. A ação busca diminuir os riscos de enchentes e alagamentos e os perigos sanitários.

Desta vez, os trabalhos se concentraram, principalmente, na Vila Concórdia, bairro Boqueirão, onde córregos desembocam no Rio Cascavelzinho. Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom), a ação começou nessa terça (27) no Rio Coutinho.

A conclusão desta parte deve ocorrer hoje (28) até o fim da tarde. Em seguida, os trabalhos seguem para o Rio Cascavelzinho, no trecho que passa pela ponte do bairro Paz e Bem. Dessa forma, essa parte da ação deve durar cerca de 15 dias.

Na sequência, os maquinários seguem para o rio adjacente à área da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG). O desassoreamento consiste na remoção de sedimentos como areia e lodo do leito dos cursos d’água, desobstruindo assim as calhas e facilitando o fluxo de escoamento.

A secretária de Obras, Jacqueline Satiko Tsui, enfatizou a importância desses esforços preventivos e também dos moradores. De acordo com ela, “é crucial ressaltar que todos devem descartar corretamente o lixo, não jogando nas ruas, nos rios ou em terrenos baldios, para prevenir esse tipo de problema”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.