A Prefeitura de Guarapuava deu continuidade às operações de desassoreamento em rios e córregos da cidade nesta semana. Nos últimos dias, chuvas fortes e temporais causaram transtornos na cidade e algumas ruas ficaram alagadas. A ação busca diminuir os riscos de enchentes e alagamentos e os perigos sanitários.
Desta vez, os trabalhos se concentraram, principalmente, na Vila Concórdia, bairro Boqueirão, onde córregos desembocam no Rio Cascavelzinho. Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom), a ação começou nessa terça (27) no Rio Coutinho.
A conclusão desta parte deve ocorrer hoje (28) até o fim da tarde. Em seguida, os trabalhos seguem para o Rio Cascavelzinho, no trecho que passa pela ponte do bairro Paz e Bem. Dessa forma, essa parte da ação deve durar cerca de 15 dias.
Na sequência, os maquinários seguem para o rio adjacente à área da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG). O desassoreamento consiste na remoção de sedimentos como areia e lodo do leito dos cursos d’água, desobstruindo assim as calhas e facilitando o fluxo de escoamento.
A secretária de Obras, Jacqueline Satiko Tsui, enfatizou a importância desses esforços preventivos e também dos moradores. De acordo com ela, “é crucial ressaltar que todos devem descartar corretamente o lixo, não jogando nas ruas, nos rios ou em terrenos baldios, para prevenir esse tipo de problema”.
Leia outras notícias no Portal RSN.