22/08/2023



Brasil Cotidiano Esportes

Roberto Dinamite morre aos 68 anos no Rio de Janeiro

O ex-jogador Roberto Dinamite, maior ídolo vascaíno, fazia tratamento contra um tumor no intestino desde o fim de 2021

roberto Dinamite

O ex-jogador Roberto Dinamite, maior ídolo vascaíno, fazia tratamento contra um tumor no intestino desde o fim de 2021 (Foto: Reprodução)

O ex-jogador de futebol e político Roberto Dinamite morreu na manhã deste domingo (8), aos 68 anos. De acordo com as informações, Dinamite fazia um longo tratamento contra um câncer de intestino desde o fim de 2021. A morte foi confirmada pelo Vasco da Gama.

Roberto teve uma piora no quadro e foi internado no sábado (7) no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, no no Rio de Janeiro. Considerado o maior artilheiro da história do Vasco, clube que defendeu por 21 anos como atleta profissional, o futebolista marcou 708 gols pelo time. Também foi presidente entre 2008 e 2014. Em uma postagem nas redes sociais, o Vasco da Gama lamentou a perda do maior ídolo.

“É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente. Te amaremos para sempre, Calu. Descanse em paz”.

APELIDO

Conforme as inforações, o apelido que marcou a carreira foi dado em 1971, após marcar o primeiro gol pelo Vasco em uma vitória por 2 a 0 sobre o Internacional. A manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte foi a certidão de batismo: “Garoto-dinamite explodiu”. Ele tinha 17 anos.

Além disso, Dinamite ainda foi maior artilheiro dos campeonatos brasileiro e carioca, com 190 e 279 gols, respectivamente. E esteve nas Copas do Mundo de 1978 e 1982. A CBF também lamentou a perda.

“Com pesar, a CBF lamenta a morte de Roberto Dinamite, um dos maiores atletas do futebol brasileiro. Pela Seleção Brasileira, o ex-jogador marcou 25 gols e foi artilheiro no vice-campeonato do Brasil na Copa América de 1983. Ele também disputou as Copas do Mundo de 1978 e 1982”.

Por fim, na política se elegeu deputado estadual pelo PMDB no Rio de Janeiro por cinco mandatos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo