22/08/2023



Política Região

Rodada de negociação evolui, mas acaba sem acordo em Pinhão

Nova reunião está marcada para às 8h desta quarta (5) no gabinete do prefeito Odir Gotardo

GREVE PINHÃO1

Reunião entre grevistas e a administração (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Foram duas horas e meia de reunião entre o secretário municipal de Administração, Adilson Santarém, e a Comissão de Greve, no município de Pinhão. O prefeito Odir Gotardo cumpre agenda em Curitiba.

O encontro chamado pela administração municipal teve avanços nas negociações, porém, o entrave continua sendo o reajuste, motivo que desencadeou a paralisação de cerca de 400 servidores municipais, desde a sexta (31).

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Município, ficou acordado que os servidores deverão repor os dias paralisados, caso não o façam será descontado. Além disso, será composta uma comissão bilateral para debater o pagamento de horas extras. O Sindicato entende que há horas que não necessitam ser feitas. “Entretanto, o controle já existe com a implantação do relógio-ponto”.

Outra exigência do Sindicato foi de que as reposições de serviços de alguns setores paralisados seja feitas gradativamente até dezembro, como é o caso, por exemplo, da saúde e educação. Mas o impasse continua sendo o prazo de reposição salarial. A administração municipal entende que esse é um direito do funcionalismo, porém condiciona à recuperação da certidão negativa, que impede a assinatura de convênios.

Um deles é de R$ 4 milhões para pavimentação e calçamento de ruas da sede, iluminação pública com substituição das atuais lâmpadas para led e compra de implementos agrícolas. Para isso é necessário baixar o valor da folha que hoje consome cerca de 54,045% da arrecadação municipal, acima do índice exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O Sindicato não aceitou e quer que haja essa reposição quando o índice baixar, independente do percentual. A comissão de greve coloca na mesa a exoneração de comissionados nomeados recentemente. A administração diz que foram reposições de vagas e que não impactaram na folha.

Segundo a Assessoria de Comunicação da prefeitura, os grevistas farão uma assembleia e nova reunião está marcada para às 8h desta quarta (5), com a presença do prefeito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo