Da Redação
O deputado Luiz Claudio Romanelli reassume hoje (31), a vice-presidência do diretório estadual do PMDB do Paraná. Romanelli deverá se apresentar na sede da legenda, em Curitiba, após a Justiça reconhecer a ilegalidade de ações do grupo do senador Roberto Requião, que buscavam a saída do parlamentar da direção do partido.
O grupo de senador tomou o diretório em meados das eleições de 2014, mesmo o partido tendo eleito uma direção um ano antes. Desde então, foram editadas varias resoluções que perseguiam filiados e ameaçavam processos éticos, de expulsão e afastamento contra deputados e lideranças que apoiam o governo estadual.
Em seu despacho, o juiz Erick Antonio Gomes diz que os documentos apresentados por Romanelli, em sua defesa, indicam "ilegalidades" como o desrespeito ao estatuto partidário, o cerceamento ao direito de defesa e a decisão de afastar Romanelli mesmo após o deputado ter solicitado a licença da direção partidária para que pudesse desempenhar a função de líder do governo na Assembleia.