Cristina Esteche
Pinhão – Os primeiros dias de 2016 já demonstram como será o cenário político no município. Coligado com o PSD, que elegeu o prefeito Dirceu Oliveira, e ocupando a vaga de vice com Zoraldo José Rocha, o PMDB, porém, se desliga da atual administração, recupera a sua força política e já decidiu por candidatura própria nas eleições deste ano. De acordo com o vereador Francisco Caldas, o rompimento com o grupo de Dirceu Oliveira aconteceu após dois anos de composição na gestão. “Mais de 80% do plano de governo que elegeu Dirceu foi feito pelo PMDB, mas nada disso foi cumprido. Nós, que defendemos uma gestão de diálogo, tanto entre os partidos coligados, como com a população, fomos alijados do processo”.
Defendendo uma administração transparente, participativa, “enxuta” e eficaz, o que, segundo Jocelita Dellê, não está acontecendo, os peemedebistas prometem retomam sua posição no páreo político. “ Já temos pré candidatos a prefeito dentro do nosso partido: o produtor rural Daniel Matozo, o professor Darci Jocoski, Jocelita Dellê, Luciano Ferreira Lima e o atual vice prefeito Zoraldo Ferreira de Lima”, aponta o vereador.
De acordo com Jocelita Dellê, o PMDB defende uma administração planejada, com economia no serviço público, no estilo “fazer mais com menos”, mas isso não está acontecendo. “Perdemos esse objetivo apoiando o Dirceu [Oliveira] e queremos recuperar o nosso plano”, afirmou.
Para Daniel Matozo, produtor de leite, a falta de uma política agrícola municipal prejudica o interior. “O nosso município tem 32 mil habitantes e é meio a meio, na sede e no interior. Existem 135 produtores que geram R$ 600 mil por mês, mas não temos estradas e nenhum tipo de incentivo”. Segundo Jocelita, essa reclamação existe nas várias áreas da administração.
Para dar um basta ao que consideram “inoperante”, os peemedebistas já conversam com outros partidos. A idéia é compor uma frente de oposição ao prefeito, com chapa encabeçada pelo PMDB. “Estamos conversando com o PT, PP, PSB e outros partidos e estamos abertos a quem quiser dialogar”, disse Jocelita.