Os prefeitos de Roncador, Aguinaldo Chichetti, e de Wenceslau Braz, Ataíde Ferreira dos Santos, estiveram, no dia 17 de fevereiro, em Brasília, onde participaram de uma audiência com o ministro da Previdência, José Pimentel.
A audiência foi solicitada pelo deputado federal André Vargas (PT-PR), que não pode participar por conta do mau tempo e dos atrasos dos vôos, mas foi representado pela chefe de gabinete, Cleide Amorim.
Segundo Ataíde Santos, o ministro destacou que, a partir de maio, serão analisados os novos pedidos de expansão de agências e que há a possibilidade de inclusão de Wenceslau Braz e de Roncador.
Pimentel ressaltou que, inicialmente, o objetivo era atender cidades com até 20 mil habitantes e que ficavam muitos distantes de municípios com postos de atendimento.
O ministro reforçou ainda que serão priorizadas, nesta nova etapa, cidades com o processo já bem adiantado e com terreno escolhido para a construção.
Os dois prefeitos saíram otimistas da reunião e, agora, contam com o apoio do deputado André Vargas para garantir uma Agência da Previdência nos respectivos municípios. Desde 2007, o deputado vem se reunindo com o Ministério da Previdência Social, para acompanhar o processo de expansão, no Paraná, e solicitar novas agências.
Em Wenceslau Braz, a agência irá servir cerca de 70 mil habitantes, incluindo de São José da Boa Vista e Santana do Itararé, que têm de se deslocar a Jaguariaíva, a cerca de 60 quilômetros. Nossa expectativa é que o deputado consiga colocar no orçamento a implantação da agência, declarou.
Em Roncador, serão beneficiados 5 municípios da região, como, por exemplo, Mato Rico, Iretama, Nova Cantú, atingindo uma população 40 mil habitantes. Já temos terrenos para a doação.
O nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] é muito baixo e alguns municípios ficam até 70 km distantes da agência mais próxima, argumentou Aguinaldo Chichetti.
Foto: Os prefeitos Ataíde Ferreira dos Santos e Aguinaldo Chichetti durante reunião com o ministro da previdência, José Pimentel
Paraná Centro