O Rotary Club Guarapuava Lagoa promove neste sábado (21), das 8h às 12h, na Rua XV de Novembro, o projeto “Cuidados com o Coração”, em comemoração ao Dia do Coração (29). De acordo com a entidade, o projeto vai distribuir panfletos e corações anti-estresse. Além disso, vai oferecer exames de glicemia, pressão arterial e orientação nutricional.
Assim como a conscientização sobre os cuidados que se deve ter com esse órgão vital. Conforme o Rotary, o infarto representa uma grande parcela das causas de morte súbita.
DIA DO CORAÇÃO
De acordo com o hemodinamicista Stefan Wolanski Negrão, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no país. São elas, o AVC (acidente vascular cerebral) e o IAM (infarto agudo do miocárdio). No Brasil, cada hora, 40 pessoas morrem em decorrência de doenças do coração. De acordo com o último levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas chegam a atingir, por ano, mais de 300 mil vítimas
O infarto agudo do miocárdio, atualmente causa mais mortes que o AVC. De acordo com Stefan, pacientes com história familiar de infarto ou doença coronariana estão entre as causas de pré-disposição à doença. Porém outras doenças fazem parte desse grupo de risco. Como por exemplo a hipertensão arterial, o diabetes e o tabagismo.
Além disso, não devem ser esquecidos outros fatores como estresse, obesidade, sedentarismo e colesterol alto. Conforme explicou o hemodinamicista, o principal sintoma do infarto é a dor tipo ‘aperto no peito’, irradiada para o braço esquerdo e/ou mandíbula. A dor pode vir associada a sudorese fria e, às vezes com náuseas e vômitos. Vale lembrar que pelo menos 1/3 dos pacientes não apresentam os sintomas típicos, podendo apresentar cansaço e malestar geral.
SERVIÇO
A ação terá a parceria de profissionais de saúde, instituições de ensino superior e empresas do setor.
Leia outras notícias no Portal RSN.