Uma campanha de educação no trânsito começou hoje, quarta-feira (1º.) em Guarapuava e tem a assinatura do Roraty Clube Lagoa, com apoio da Unicentro, 16º. BPM, Prefeitura. O lançamento aconteceu no Kuster Hotel e terá dois meses de duração, até 25 de setembro.
“E se a faixa parasse em cima de você?” Essa frase norteia a campanha que é direcionada a pedestres e motoristas e numa primeira etapa visa justamente chamar a atenção para o respeito à faixa de pedestres.
Panfletos, vídeos, spots, cartazes, adesivos e camisetas compõem as peças publicitárias criadas por alunos dos terceiro e quarto anos de Publicidade e Propaganda da Unicentro. De acordo com os acadêmicos Ana Carla Depairs e Elton Gutoch Rosa, a abordagem corpo-a-corpo também será feita e de uma forma descontraída. Um cronograma de atividades que serão desenvolvidas no decorrer da campanha será divulgado nos próximos dias.
Para Ademir Suda, presidente do Rotary Clube Lagoa, a problemática do trânsito se agrava a cada dia e faz com que pessoas continuem morrendo. “Precisamos criar uma consciência de que todos são responsáveis. Por isso, o Rotary e seus parceiros encamparam essa campanha”, afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, Francisco Andreata, que representou a Prefeitura, a educação no trânsito é uma questão de cidadania. Já o sargento Mariani, do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, a educação no trânsito favorece o pedestre. “O motorista tem o carro que o protege e o pedestre tem apenas o seu corpo. Quantas mais ações forem feitas para a educação no trânsito menos acidentes teremos”, observou.