O Rotary Club de Guarapuava Lagoa fez esta semana, a entrega de equipamentos para o Hemocentro Regional de Guarapuava. Conforme as informações, a solenidade contou com a presença do governador do distrito 4640, Edison de Castro Pagnozzi, da diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, do diretor do Hemocentro Regional Guarapuava, Fernando Guiné e demais autoridades de várias instituições.
A ação se tornou possível graças à aprovação de um projeto de subsídio global no ano passado. Ao todo, o clube de serviços garantiu a liberação de US$ 32.500. Os recursos são provenientes da aprovação de um subsídio global da Fundação Rotária (sediada nos Estados Unidos), vinculada ao Rotary Internacional.
Desse modo, o projeto apresentado pelo Rotary Lagoa foi intitulado Projeto Global para Reequipamento do Hemocentro Regional Guarapuava. Mas contou com apoio do Rotary Club Sangli – D 3170, da Índia, além do próprio clube local, cada um responsável pela destinação de parte da verba.
COMPRA DE EQUIPAMENTOS
O dinheiro liberado serviu para compra de computadores, armários, mesas, cadeiras e poltronas modernas para os doadores. Além disso, para comprar refrigeradores, micropipetas e homogeneizador de plaquetas.
De acordo com o governador do Distrito 4640, Edison de Castro Pagnozzi, projetos na área de saúde como este, dão uma grande visibilidade para o clube perante à comunidade. “Isso é maravilhoso para o Distrito. Nesse ano rotário, conseguimos a aprovação de seis projetos de subsídio global e 22 projetos distritais. Apesar da pandemia, fechamos a gestão com chave de ouro”.
Para a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, a doação do Rotary é um ganho muito grande não só para o Hemocentro Regional Guarapuava, mas para toda a Hemorrede.
“Esses equipamentos substituídos serão realocados em Curitiba para reparos e encaminhados a outras unidades. Portanto, o Rotary não ajudou apenas o Hemocentro Guarapuava, mas toda Hemorrede, com suas 23 unidades. Isso não tem preço”.
ESTRUTURA AMPLIADA
Agora, o Hemocentro Guarapuava passa a contar com quatro poltronas de coleta. Desta forma, atenderá mais doadores, ampliando o estoque para atender melhor os hospitais da Região. De acordo com as informações, no Paraná a Hemorrede atende 325 hospitais. Conforme Fernando Guiné, diretor do Hemocentro e integrante do Rotary Lagoa, o sentimento é de gratidão.
“Queremos agradecer ao Rotary Internacional, nesse caso específico, o Rotary Club de Guarapuava Lagoa, o esforço do nosso governador distrital, Edison Pagnozzi e de todas as pessoas que trabalharam diretamente nesse processo. Sou muito grato aos companheiros do Rotary Lagoa, que identificaram essa demanda”.
Conforme Guiné, isso se tornou possível com a determinação dos companheiros do clube, e com o apoio de várias entidades e parceiros, como a Unicentro e autoridades do Rotary.
NOVA DIREÇÃO
Também essa semana, ocorreu a solenidade de posse da diretoria do Rotary Club de Guarapuava Lagoa. Assim, a cirurgiã dentista Ana Scatolin assumiu a presidência. Ela ocupa o lugar de Reinaldo Juliani, que presidiu a entidade de julho de 2020 a julho de 2021.
Na oportunidade, também assumiram o cargo, os novos presidentes do Rotary Club Guarapuava e Rotary Club Guairacá, Marciano Kloster e Marize Lemos Rocha, respectivamente. Leonardo Santini assumiu o cargo de governador assistente. Por fim, o governador do Distrito 4640, Edison Pagnozzi empossou os novos presidentes e governador assistente.
Leia outras notícias no Portal RSN.