22/08/2023



Cotidiano Paraná

Roteiro religioso pauta o turismo em todos os cantos do Paraná

Em Guarapuava começa o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Santuário-de-Schoenstatt

Santuário Mãe e Rainha (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Entre as heranças culturais da diversidade étnica do Paraná está a religiosidade, uma expressão tão importante que se configura como um segmento turístico de destaque. Conforme a Agência Estadual de Notícias, há uma riqueza de santuários, catedrais, festas, romarias e locais de peregrinação. Além de atraírem visitantes, movimenta a economia e gera empregos no interior.

GUARAPUAVA

Em Guarapuava, por exemplo, o turismo religioso sustentável, encontra espaço durante os próximos três dias desta semana. A partir desta quarta (10) até a sexta (12), a Fundação San José, de Campo Mourão, promove o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável. Será no Vittace Centro de Convenções e Evento. Conforme a Fundação, a parceria é com a Prefeitura de Guarapuava.

De acordo com a ANPr, estão programadas diversas atividades simultâneas, como conferências, workshops, espaços de negócios. Há também , shows culturais,  degustação de pratos típicos. Visitas e excursões também estão agendadas. Já está confirmada a presença de especialistas das Américas e da Europa.

PRUDENTÓPOLIS

Enquanto isso, no vizinho, município de Prudentópolis, uma das cidades mais religiosas do Paraná, há vários templos. Em muitos deles há missas celebradas em ucraniano.

Igreja de Prudentópolis (Foto: Divulgação)

Por isso, o município é também conhecido como a capital da oração. Há inúmeras igrejas, muitas delas com estilo bizantino, remetendo à tradição ucraniana, muito forte na região.

Entretanto, mesquitas, templos budistas e catedrais também são boas opções para visitar nos municípios de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Lapa e Tibagi.

OUTROS CAMINHOS

Porém, essa diversidade leva também a outros caminhos. Criada em 2008 pelo Bispo Emérito Dom Fernando José Penteado, a Rota do Rosário, abrange diversos municípios do Norte e Norte Pioneiro. Conforme a ANPr, é um elemento do turismo religioso e também um estímulo para o turista permanecer mais tempo e conhecer os demais atrativos dessas regiões. Conforme a Agência, os santuários mais visitados são o de São Miguel Arcanjo, e o santuário e festa Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos.

Além destes, fazem parte da Rota do Rosário os santuários de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bandeirantes. Além do templo Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Catedral de Nossa Senhora Imaculada Conceição e Nossa Senhora de Guadalupe, todos os três em Jacarezinho. Outro atrativo é o Santuário de Santo Inocêncio, em Tomazina. Existe também o Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, em Ibaiti, e Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva.

Santuário de São Vicente na Rota do Rosário (Foto:

Além disso, também integram esta rota o Santuário São Vicente Palloti, em Ribeirão Claro; Divino Espírito Santo, em Ribeirão do Pinhal; Nossa Senhora das Graças, em Santo Antônio da Platina, e Igrejinha de Arapoti, em Arapoti.

O roteiro turístico também é marcado por festas religiosas, que são tradicionais no Estado. No Litoral acontecem as festas de Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Porto, Nossa Senhora do Rocio e a do Divino Espírito Santo.

Na região Norte e Norte Pioneiro são destaques as festas de Santa Rita de Cássia e a Senhor Bom Jesus da Cana Verde, além da celebração de Corpus Christi, que ocorre em todo o Estado.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo