22/08/2023


Comunidade Cotidiano Turismo Turismo

Roteiro turístico em Araucária recebe população para roteiro rural

Um dos passeios mais alternativos do Paraná é o roteiro Caminhos do Guajuvira, em Araucária, onde os prédios dão espaço para a história e a vida no campo

normal_whatsapp_image_20191008_at_16.23.16

Aos sábados os turistas podem desfrutar o roteiro turístico completo (Foto: Ascom)

Um dos passeios mais alternativos do Paraná é o roteiro Caminhos do Guajuvira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Ali os prédios dão espaço para a história e a vida no campo. De acordo com o site Viaje Paraná o roteiro completo recebeu mais de 10 mil turistas desde a sua abertura, em 2004. Além disso, faz parte do planejamento turístico do Estado de explorar também os potenciais pouco conhecidos da Grande Curitiba.

Assim, o roteiro rural conta com sete destinos totalmente caseiros e interligados: Comercial Iguaçu, Chácara Baedeski, Chácara São Pedro, Rancho Scherreir, Pesque e Pague Boa Vista, Chácara Waenga e Rancho Louisiana. Além disso, em cada parada o turista é convidado a desfrutar do ambiente rural. Além disso, pode experimentar queijos, salames, licores, frutas da época, compotas e geleias, mas também pode pescar e passear a pé ou a cavalo.

Visitantes desfrutam de gastronomia do campo durante o percurso (Foto: Ascom)

ROTEIRO COMPLETO

É possível fazer o roteiro completo aos sábados, de ônibus, que passa por todos os pontos, ou optar por um passeio com a família com o próprio carro, entrando em um ou outro lugar, a depender do horário de funcionamento dos locais.

O passeio completo dura em torno de cinco horas e sai do Centro de Informações Turísticas de Araucária aos sábados, às 13h30. Inicialmente o roteiro era mantido pela prefeitura, mas a manutenção e a divulgação passaram para as mãos da Associação dos Produtores Rurais Caminhos do Guajuvira em 2015.

O valor do passeio custa R$ 38 para pessoas acima de 12 anos e R$ 22 para crianças de 7 a 12 anos. Para menores de 7, o acesso é gratuito. Estão inclusos guia turístico e café colonial.

O turista deve fazer a reserva do ônibus com antecedência pelo telefone (41) 3901-5412 e chegar ao Centro de Informações Turísticas com pelo menos 30 minutos de antecedência. O pagamento ocorre apenas no dia do passeio. Neste ano, 750 pessoas já passaram pelo lugar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo