22/08/2023
Cotidiano

RSN possibilita reencontro entre irmãs

imagem-23135

“Não tenho palavras para agradecer e nunca poderei pagar o que foi feito por nós”. Foi com esta frase que dona Elizabeth Cruz Oliveira (na foto com a neta Nicole), 57 anos, traduziu a importância da RSN na vida da sua família. Foi por intermédio da RSN que ela reencontrou uma das suas irmãs com a qual não tinha contato há de mais de 30 anos. O encontro ainda não foi pessoalmente, mas na manhã de quinta (27) as duas falaram por telefone e marcaram o encontro que deverá acontecer em breve.
Tudo começou quando a RSN recebeu o e-mail de Andrea Oliveira dizendo que sua mãe Soeli Cruz Oliveira estava em busca de notícias de seus irmãos com quem não conversava há mais de 30 anos. A única referência que ela tinha era de que sua família morava no Bairro Santana quando ela foi embora. Bastou um anúncio para que os irmãos se encontrassem.
“Uma amiga da minha mãe adotiva (Vó Maria) viu a notícia, ligou os nomes e falou pra Vó Maria. Aí foi uma correria. Fomos pra Internet na casa da minha afilhada e conseguimos o contato. Eu não acredito que encontrei a minha irmãzinha. A emoção é muito grande”, conta Elizabeth.
A separação dos 7 irmãos aconteceu quando a mãe morreu. “A gente era muito pequeno. Eu tinha 7 anos. No começo ficamos com meu pai, mas no sétimo dia da morte da mamãe a Vó Maria foi me buscar para morar com ela. Com o tempo os outros foram se espalhando e fomos perdendo o contato”, conta Elizabeth.
Dos 7 irmãos, a notícia que se tem é que dois já são falecidos e um, João Batista Cruz, nunca mais deu notícias depois de sair de casa por ter brigado com o pai que faleceu há 8 meses. “Ele (João) disse que nunca mais colocaria os pés na casa e fez isso mesmo. Não sabemos por onde anda e nem se está vivo”, lamenta. “Agora só falta encontrar o João para a nossa felicidade ficar completa”, diz.
O próximo passo para o reencontro entre os irmãos está muito próximo. “A gente vai combinar um final de semana pra Soeli e a filha Andrea virem para cá. A minha irmã mora em Curitiba, já está viúva e tem apenas essa filha. Esse encontro vai ser a nossa maior felicidade. Não temos palavras para agradecer vocês”, agradece Elizabeth.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.