O presidente da Rússia, Vladimir Putin, obteve 76,67% dos votos válidos nas eleições presidenciais desse domingo (18) com 99,81% das urnas apuradas, segundo os últimos dados divulgados nesta segunda feira (19) pela Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia.
Após a apuração de praticamente todas as urnas, Putin obteve o apoio de 56,1 milhões de cidadãos, superando em 10,5 milhões os votos recebidos em 2012 (45,6 milhões), quando retornou ao Kremlin após quatro anos exercendo o cargo de primeiro-ministro.
De acordo com a Agência Brasil, a vitória histórica, que supera com ampla margem todos os resultados que Putin tinha conseguido em eleições anteriores, permitirá que o ex-agente da KGB, o serviço secreto da extinta União Soviética, permaneça no Kremlin até 2024.
A participação atingiu 67,47% do censo eleitoral, dois pontos acima do índice registrado há seis anos, mas a diferença em relação à última votação foi muito maior em grandes cidades como Moscou, habitualmente as mais desencantadas com os processos eleitorais.