Todos os sábados, das 9 às 12 horas, na Praça 9 de dezembro, acontece a Feira para a adoção de cães de rua, que foram vítimas de abandono e resgatados pelo Canil Municipal.
Em2011, cerca de 600 cachorros foram doados durante a feira. Quem adotar um animal preenche um cadastro e leva o bichinho de estimação que escolher.
Aldonei Luiz Bonfim, funcionário do Canil Municipal, comenta que durante a feira de doação é explicado para aqueles que têm interesse em adotar um cão sobre os cuidados básicos que se deve ter com o bichinho como alimentação, saúde,higiene e bem estar. Além disso, os donos são orientados a castrarem os animais adotados. “Se o proprietário do cachorro não quiser filhotes, a melhor maneira é castrar o cão ao invés de abandonar os filhotinhos na rua”, conta o funcionário do Canil.
Programa Chip Legal
Desde outubro de 2011, através do projeto Chip Legal, todos os cachorros doados na feira possuem um chip do tamanho de um grão de arroz. Esse chip é importante por trazer informações sobre o cão como doenças que o animal já teve, se ele precisa tomar algum remédio diário e, também, dados sobre o dono do cachorro. Todas as informações do animal vão para o site www.identidadeanimal.com.br, sendo mais fácil a localização do dono, caso o animal seja encontrado na rua. “O chip canino é muito útil por facilitar o controle de animais da cidade, além de identificar o dono que abandonou o animal”, conta o funcionário do canil.