Neste mês, o SAE de Guarapuava receberá o novo equipamento tecnológico para identificação de doenças sexualmente transmissíveis, como a gonococo (gonorreia) e clamídia. Esse aparelho será disponibilizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
No ano de 2023, o SAE/CTA de Guarapuava recebeu convite da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) para fazer parte do PROADI-SUS. Guarapuava é uma das duas cidades do Sul do País e a única no Paraná a participar desse programa. O PROADI-SUS criado em 2009, tem objetivo de aprimorar e apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de projetos de capacitação de recursos humanos. Bem como, pesquisa, avaliação e adoção de tecnologias.
Além disso, o programa também tem como objetivo oferecer gestão e assistência especializada conforme demandado pelo Ministério da Saúde. O programa ainda conta com a participação de seis hospitais sem fins lucrativos reconhecidos pela qualidade médico-assistencial e gestão.
Nos últimos 13 anos, os hospitais que fazem parte do PROADI-SUS investiram cerca de R$ 7,9 bilhões de recursos próprios no SUS. Por fim, houve a execução de aproximadamente 750 projetos entre 2009 e 2022, com o objetivo de fortalecer o SUS ao transferir a expertise desses hospitais em áreas de saúde.
Leia outras notícias no Portal RSN.