Da Redação
Os calçados infantis deixam os pés dos pequenos cheios de charme e estilo, porém os pais precisam estar atentos sobre a sua qualidade, pois o calçado errado pode causar bolhas, dores e até problemas ortopédicos. Isso porque a estrutura óssea e toda cartilagem dos pés estão em desenvolvimento até os 10 anos para as meninas e até os 12 anos para os meninos.
Na hora de escolher o calçado infantil é preciso que o tamanho esteja correto. Jamais utilize um tamanho que ficará grande demais no pé da criança, pois pode ficar folgado e facilitar uma queda. O ideal é que o calçado se ajuste perfeitamente aos pézinhos, que proporcione flexibilidade e ao mesmo tempo seja firme e confortável.
Para as crianças recém nascidas o calçado precisa apenas proteger e manter os pés sempre quentinhos. Quando a criança começar a engatinhar, além do material macio e flexível, o ideal é optar por aqueles que possuem solados firmes, fechamento em velcro e cano baixo, para garantir a firmeza dos pés e evitar que o pequeno escorregue. As meias com solados de borracha – antiderrapantes – são ótimas para a criança ficar à vontade em casa.
As crianças maiores são cheias de energias e querem correr e faz parte da maioria das brincadeiras, então o importante é optar por calçados com solado antiderrapantes e com amortecedores, pois amortece o impacto dos pés com o chão sem prejudicar a pisada da criança. Preste sempre atenção se a criança se sente realmente confortável para correr e caminhar, é nessa fase que calçados errados causam bolhas e machucados nos pézinhos.
Os tênis infantis são os mais recomendados para o dia a dia das crianças por serem produzidos exatamente para garantir o conforto e a segurança dos pés, mas sabemos que durante um evento mais formal os pais optam por sapatênis infantis, sandálias e sapatos. Não há problema nesses outros estilos de calçados, porém é importante levar em consideração os fatores citados acima: o calçado precisa ter qualidade e garantir o conforto e segurança.
Os sapatênis infantis são a mistura do conforto do tênis com o visual do sapato, na hora de escolher opte por modelos anatômicos, pois possuem a característica de se ajustarem perfeitamente aos pés garantindo o conforto e o crescimento saudável dos pézinhos. No caso das sandálias infantis é importante que quando houver salto alto, ele não deve passar dos 2 centímetros de altura, pois mais do que isso pode prejudicar a coluna da criança.
A atenção na escolha dos calçados infantis é muito importante para que a criança não desenvolva problemas de saúde no futuro. Não abra mão da qualidade dos materiais apenas porque encontrou uma boa promoção. São muitos os modelos de calçados infantis. Um mais fofo que o outro. Com o pequeno confortável e seguro a diversão é garantida!