22/08/2023
Comunidade Cotidiano

Saiba como evitar intoxicação alimentar durante as festas de fim de ano

Para não deixar a intoxicação alimentar estragar as comemorações, é necessário lavar bem as mãos e os alimentos e prestar atenção à origem da comida

intoxicação alimentar

Saiba como não deixar a intoxicação alimentar estragar as comemorações (Foto: banco de imagens)

A intoxicação alimentar surge, principalmente, nos períodos de grandes festas e os riscos aumentam no verão. Náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e febre são alguns dos sintomas. E é por isso que é bom ficar atento durante as festividades de fim de ano.

Quem for aproveitar as festas na praia vale a pena tomar algumas medidas preventivas para não estragar as comemorações. Conforme a Dra. Andréa Cristina Chromiec, coordenadora e plantonista do Pronto Atendimento do Pilar Hospital, observar a higiene pessoal do vendedor ambulante é o primeiro passo.

Além disso, dar preferências a frutas e alimentos embalados também é indicado. “Evitar consumir alimentos contendo cremes e maioneses é uma boa solução para aqueles que não querem passar as festividades no hospital. Também é muito importante lavar as latinhas de bebidas antes de abri-las”.

Nos restaurantes os cuidados também devem permanecer. “É sempre importante observar a organização e limpeza do ambiente. Na hora de comer, opte por carnes e pescados cozidos”. Mas, se mesmo com todos os cuidados, surgirem sintomas é fundamental procurar atendimento médico.

COMO IDENTIFICAR

Entre os sintomas de intoxicação alimentar, há sede excessiva, boca seca, fraqueza, sonolência, vômitos persistentes, febre alta e diarreia intensa. O tratamento deve ser iniciado com a reposição dos líquidos perdidos e, eventualmente, uso de medicamentos específicos.

Ademais, é preciso adotar uma dieta leve, preparada com alimentos cozidos, feitos na hora, sem conservantes e gorduras. Por exemplo, arroz, legumes cozidos e sem casca, bolacha água e sal, carne grelhada e sopas são alguns alimentos que ajudam o organismo a ganhar mais energia para a recuperação.

A prevenção começa com atitudes simples, como lavar bem as mãos e os alimentos antes de ingeri-los. “Prestar atenção à procedência da comida, sobretudo, carnes, laticínios, peixes, e cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.