Da Redação
Guarapuava – A maioria das residências e cozinhas industriais brasileiras utiliza o tradicional botijão de gás para alimentar as chamas dos fogões, e até mesmo para manter abastecer outros equipamentos e sistemas de aquecimento de água.
O GLP (gás liquefeito de petróleo) é muito acessível em território nacional, graças ao seu preço de mercado e grande potencial de abastecimento. Composto pela mistura de propano e butano, ele é uma substância naturalmente inodora, mas que recebe uma quantidade de enxofre para que seu cheiro possa ser rapidamente percebido em caso de vazamento e evitar acidentes.
Apesar de o botijão de gás ser uma forma segura de armazenamento do GLP, alguns cuidados com sua utilização devem ser sempre tomados para evitar acidentes, incêndios e explosões. Veja como evitar que isso aconteça e como agir nesses casos.
Evitando vazamentos de gás
– Sempre adquira seu botijão de gás através de um distribuidor de confiança, que siga as à risca as normas de qualidade e segurança do produto. No ato da compra, verifique o estado de conservação do novo vasilhame e não adquira botijões amassados, enferrujados e mal conservados. Fique atento ao seu lacre de segurança.
– Mantenho o botijão sempre na posição vertical, o mais afastado possível de fontes de calor, interruptores, tomadas e ralos. O armazenamento seguro de um botijão de gás deve ser feito em local fresco e arejado, coberto e nunca no interior de armários, depósitos fechados ou debaixo da pia.
– Verifique a data de validade da mangueira e do registro. Nunca atravesse a mangueira por trás do fogão e nunca faça nenhum tipo de emenda nela.
– Evite que o fogão tenha contado com passagens intensas. O vento pode apagar as chamas dos queimadores e desencadear um vazamento.
Em caso de vazamento de gás, tome os seguintes cuidados:
– Quando entrar em um ambiente e sentir cheiro de gás, nunca acenda as luzes, já que os interruptores podem provocar uma explosão. Nunca acenda velas ou fósforos no local, nem conduza cigarros acesos.
-Abra todas as portas e janelas possíveis para que o gás acumulado se dissipe do ambiente.