22/08/2023



Segurança

Saiba quando chamar o SAMU

imagem-34646

Em casos de emergência de saúde, a população de Guarapuava conta com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O serviço possui ambulâncias de suporte básico e avançado, que vão até o local onde o paciente necessita de atendimento. A cada ano, cerca de 14 mil pessoas são atendidas, após ligarem para o 192.

De acordo com o responsável pelo SAMU em Guarapuava, Dr. João Guerino Cato, ao entrar em contato com o 192, é preciso que seja fornecido o máximo de informações referentes a quem necessita do serviço. “Temos a Central de Regulação, formada por técnicos de enfermagem, que atende as ligações e apura as informações. Imediatamente, o médico de plantão fala com a pessoa que está solicitando o socorro, para identificar o tipo de emergência, dando orientações dos procedimentos que a pessoa deve fazer ao paciente até que o SAMU chegue”, explicou.

O SAMU dispõe de equipes compostas por profissionais de saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O serviço acontece 24 horas por dia, todos esses casos de emergência. Para ser atendido, o telefone é o 192, e a ligação é gratuita.

Quando ligar para o SAMU?
* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
* Em casos de intoxicação;
* Em caso de queimaduras graves;
* Na ocorrência de maus tratos;
* Em trabalhos de parto, em que haja risco de morte da mãe ou do bebê;
* Em casos de tentativas de suicídio;
* Em crises hipertensivas (pressão alta);
* Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
* Em casos de afogamentos;
* Em casos de choque elétrico;
* Em acidentes com produtos perigosos;
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo