Da Redação, com agência
O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (30) que o salário mínimo do Paraná terá um reajuste de 8,8%. A aplicação do índice posiciona o Estado como o maior piso regional do país, com quatro faixas salariais que variam de R$ 1.032,02 a R$ 1.192,45. Os novos valores estarão em vigor a partir desta sexta-feira, dia 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho.
“Pelo quinto ano consecutivo, o Paraná tem o maior salário mínimo registrado entre os estados que adotam o piso regional. O trabalhador paranaense, dos mais qualificados do país, faz por merecer esta conquista”, diz o superintendente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jorge Leonel de Souza.
O percentual de reajuste foi calculado conforme a metodologia aprovada em 2014 em um acordo entre representantes dos trabalhadores, empresários e governo estadual.
O cálculo leva em conta a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses encerrados em dezembro de 2014, mais a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2013, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Júlio Takeshi Suzuki Junior, além de manter a liderança do Estado no ranking do salário mínimo regional, o novo índice de reajuste garante o aumento do poder de compra do trabalhador paranaense.