22/08/2023



Política

Salários atrasados e sucateamento da frota de saúde são problemas em LS

imagem-46878

A prefeita de Laranjeiras do Sul Sirlene Svartz (PPS) enfrenta problemas no setor de saúde e com o atraso da folha de pagamento do funcionalismo público.
Um levantamento feito pela comissão responsável pelo inventário de bens do município, composta pelo secretário de Viação, Ney Becker, Moacir Frizzo, Júlio Maurer e pelos servidores Juarez César Moritz e Osmar Antonio Araújo revela uma situação caótica de sucateamento da frota de veículos disponíveis à saúde pública.

De acordo com a comissão, nenhum carro, nem mesmo as ambulâncias, estão em condições de uso pelo desgaste de peças e de pneus. Dos 16 veículos e das cinco ambulâncias, apenas três encontram-se em condições uso. Outras três estão paradas e apenas dois carros, ambos com mais de 10 anos de uso, suprem apenas emergências e trajetos curtos. Para transporte coletivo de pacientes, a Secretaria de Saúde utiliza uma kombi do Provopar, lotada na Secretaria de Assistência Social e Segurança da Família. Das cinco ambulâncias existentes no município, três estão paradas e apenas duas, que precisam de manutenção urgente, transportam pacientes emergenciais. Para o transporte de doentes que precisam de atendimento em outros municípios, a prática era emprestar veículos de outras secretarias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação Social de Laranjeiras do Sul, na maioria dos casos houve o pedido feito pelo secretário anterior para que os veículos fossem recuperados, mas o Departamento de Compras indeferiu as solicitações.

SALÁRIOS ATRASADOS
Além do sucateamento da frota da saúde a prefeita convive com outro problema. O ex-prefeito Berto Silva não pagou a folha de dezembro de 2011, instaurando um clima de revolta entre os servidores municipais. A prefeita reuniu-se com os funcionários ainda na quinta-feira (03) e comprometeu-se a quitar esse débito até o próximo dia 15. A folha de pagamento de dezembro, incluindo o recolhimento dos encargos, é de R$ 1 milhão 742 mil.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo