Uma parceria entre a Secretaria Municipal e Obras e Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava (Surg) movimenta o interior do município. Com três mil quilômetros de estradas ruais, Guarapuava, conforme o secretário Samuel Ribas Abreu, possui a maior malha viária do Estado. No entanto, manter essa quilometragem, conforme o secretário Samuel Ribas Abreu, é tarefa difícil.
Todavia, alternativas estão sendo buscadas. Uma delas é a pavimentação que está sendo testada em 400 metros na ‘Estrada Gaspareto’. Conforme o secretário, se aprovado será ‘espalhado’ em várias localidades. E o melhor de tudo, tem um custo de 60% a menos do que a pavimentação atual”.
RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NOS DISTRITOS
Mas enquanto isso não ocorre, as máquinas recuperam estradas nos distritos. Assim sendo, nessa primeira etapa, o foco são as cinco colônias de Entre Rios. Entre 5 e 9 de janeiro de 2022, o distrito comemora 70 anos de criação. Para isso, receberá visitantes de várias partes do país, inclusive, autoridades internacionais.
Conforme Samuel, as obras incluem instalação de meio-fio, pintura de sinalização em todas as ruas, limpeza e reforma de galerias. Além da restauração dos bancos, troca de lixeiras, revitalização dos pontos de ônibus e plantio de grama. “Essa será a maior recuperação de infraestrutura realizada em Entre Rios nos últimos 10 anos”.
De acordo com o cronograma, na Colônia Samambaia, são cinco ruas revitalizadas, sendo a rua Romênia (Bucareste) e as outras quatro no entorno da Praça da Fundação Cultural. Já na Colônia Vitória, alguns pontos das avenidas Paraná e da Helvétia também foram reparados. Assim como a rua da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa).
Conforme Samuel, as colônias Socorro e Cachoeira vão receber fresagem. Ou seja, a retirada de uma camada do pavimento antigo para a colocação do novo. Além de recapes em trechos pontuais.
Para o líder da comunidade Samambaia, Marcelo Edling, as obras representam facilidade no tráfego, mais mobilidade, menos poeira e melhoria no comércio. “Estamos muito contentes com as obras em nossa Região. Há muito tempo a comunidade não recebia tantas melhorias. Isso valoriza ainda mais o nosso bairro, contribui para a alavancagem do turismo e o bem- estar da população que reside aqui”.
AS OBRAS NÃO PARAM
Após a conclusão das obras em Entre Rios, o programa de recuperação segue para Palmeirinha, Guará e Guairacá. A informação é do presidente da Surg, Halmuth Brandtner. Além das obras executadas pelo município, o Governo do Estado também investe na restauração da PR 170. Essa rodovia estadual liga de Guarapuava a Entre Rios.
Leia outras notícias no Portal RSN.