22/08/2023



Geral

Saneamento básico é implantado

imagem-99927

Lizi Dalenogari da Redação

O mesmo prefeito que teve a capacidade de mandar construir casas sem banheiros no Loteamento Municipal São Cristovão II – localidade que ficou conhecida como “Vila das Patentes”, porque as famílias que tinham direito as casas foram obrigadas a construir patentes, foi o mesmo que se negou durante seus mandatos a implantar Rede Coletora de Esgoto na vila. “O Fernando Carli entregou as casas assim, sem banheiro. Aí todas as famílias se obrigaram a construir patentes. Foram anos de humilhação. Os moradores eram apontados na rua como os que moravam no patental. Foram idas e idas na prefeitura pedindo providência e nem recebidos pelo prefeito nossa gente foi. Tínhamos vergonha de dizer que moravámos no bairro. Sofremos discriminação e abandono, mas isso ficou prá trás”, conta um dos moradores mais antigos da vila, Francisco da Silva, que há 25 anos reside na localidade.

A igualdade de direitos chega e atravessa as ruas da vila, que constavam nos relatórios das equipes das gestões municipais anteriores como íngremes e pedregosas demais para receber a rede de esgoto. “Não dava, não tinha jeito e nunca íamos ter rede de esgoto aqui, eles diziam. Só o gasto em esgotar as fossas que já tivemos durante todos estes anos e as doenças pela falta de rede que já tivemos que enfrentar mostram o quanto estamos felizes hoje. A equipe da Sanepar e da prefeitura foram 10. Hoje valorizamos nossas casas e com o asfalto que vai sair a nossa vida será outra. Agora assim acreditamos que olharam por nós”, comemora Predolino Inglês, de 65 anos”.

“Há mais de 20 anos o pessoal pede para as autoridades olharem para nós e construírem o esgoto e o asfalto. Mas, nunca fomos atendidos. Deve ser porque ajudar pobre só convém quando é pra fazer propaganda e pedir voto”, desabafa a balconista Janaína dos Santos em entrevista concedida a Rede Sul de Notícias em junho deste ano. 

No bairro São Cristóvão II as obras estão em fase final e devem ser concluídas até o fim de outubro. Somente nessa região serão 212 famílias incluídas ao sistema. No total são 7 mil metros de rede implantados. Total aproximado de investimento nos três bairros, incluindo ConcórdiaIII  e Los Angeles, chega a R$ 1.233,000,00 ( um milhão duzentos e trinta e três mil reais ).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo