22/08/2023
Cotidiano

Sanepar inicia cadastro para tarifas especiais de água e esgoto

imagem-24356

A Sanepar começou nesta segunda-feira (21) a atualização cadastral de pessoas, instituições e empresas beneficiadas com tarifas especiais de água e esgoto. As tarifas especiais da Sanepar beneficiam famílias de baixa renda, pequenas empresas, microempreendedores individuais e entidades assistenciais.
Todos os cadastrados receberão uma carta com orientações e a lista dos documentos que devem ser apresentados em uma das 529 agências da Sanepar no Paraná. O recadastramento deve ser feito em até 30 dias após o recebimento da carta. 
De acordo com a Assessoria de Imprensa da estatal, equipes da Sanepar também percorrerão os bairros mais afastados para fazer a atualização cadastral. “Ao mesmo tempo, também vamos divulgar o benefício, de grande abrangência social, para que mais famílias se cadastrem”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. Pelo contrato firmado entre os beneficiários e a Sanepar, a atualização cadastral deve ser feita anualmente.
Em Guarapuava, o escritório de atendimento da Sanepar fica na rua Azevedo Portugal, 1021 e está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h00, sem intervalo no almoço. A lista completa de endereços das agências da Sanepar está no site www.sanepar.com.br. Para esclarecer dúvidas e ter mais informações, basta ligar para o 115 (ligação local). Veja a lista de documentos necessários para a atualização cadastral, de acordo com o tipo de benefício.

BENEFÍCIO PARA 700 MIL PESSOAS

Na região atendida pela Unidade Regional da Sanepar em Guarapuava, mais de 10.300 famílias são beneficiadas pela Tarifa Social da Água, criada pela Sanepar em 1989. No município de Guarapuava, 2.730 famílias têm o benefício. Em todo o Estado, aproximadamente 700 mil paranaenses são beneficiados pela Tarifa Social. Com o benefício, que atende famílias com renda de até dois salários mínimos mensais, a conta de água tem valor fixo de R$ 5,80 para um consumo de até 10 mil litros de água por mês. O benefício representa uma economia de R$ 36 milhões anuais para essas famílias.

Tarifa Social:
– Conta mensal de água e esgoto.
– IPTU atual.
– RG, CPF ou certidão de nascimento (para menores de 18 anos).
– Comprovante de renda (contracheque, extrato do INSS para aposentados) ou extrato de cadastro em outro benefício social, como Vale Gás, Bolsa Família e Bolsa Escola.

Tarifa diferenciada para entidades assistenciais:
– Conta mensal de água e esgoto.
– Certificado de registro atualizado, fornecido pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social ou pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
– Declaração identificando o solicitante como representante legal da entidade.

Microempresas:
– Conta de água e esgoto do imóvel.
– Contrato Social atualizado.
– Fotocópia do Termo de Inscrição no Simples ou da Declaração de Imposto de Renda (Folha Resumo).

Microempreendedor individual:
– Conta de água e esgoto do imóvel
– Certificado da Condição de Microeempredor Individual.
– Fotocópia da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) ou da Declaração de Imposto de Renda (simplificada).

Prestador de serviço:
– Conta de água e esgoto do imóvel.
– Fotocópia do Alvará de funcionamento, em vigor, cadastrado na Prefeitura Municipal.
– Fotocópia da Declaração de Imposto de Renda (Folha Resumo).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.