A Sanepar apresenta, a partir desta quarta-feira (18) e até sábado (21), o Programa de Energia em Saneamento, para os cerca de 4 mil participantes do 6.º Cultivando Água Boa, em Foz do Iguaçu. No estande montado pela empresa, os congressistas poderão conhecer como a Sanepar gera energia a partir do gás metano, subproduto do tratamento de esgoto.
Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, que participa do evento, o projeto de energia limpa desenvolvido pela empresa já provou sua viabilidade e, além de gerar energia para o uso na estação, já a distribui para a rede pública de energia elétrica. O sucesso do projeto foi comprovado e agora a intenção é estender o programa para todas as unidades de tratamento do Paraná, completa Jacob.
A Sanepar também está participando do 7.º Eima (Encontro Ibero-Americano de Desenvolvimento Sustentável), que ocorre paralelo ao 6.º Cultivando Água Boa, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel. Neste encontro, promovido pelo Conama Ibero-Americano, a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, vai apresentar, nesta quarta-feira (18), a política da Sanepar para o desenvolvimento sustentável.
Abordando o tema Desafios para as Empresas em um Novo Marco da Economia Verde, Arlete vai falar sobre as ações e atividades realizadas pela Sanepar quanto à política energética da empresa, saneamento, inventário de emissões de gases e desenvolvimento sustentável.
A Estação Ouro Verde, onde a experiência foi testada, também faz parte das visitas técnicas constantes na programação do Cultivando Água Boa. As visitas serão no sábado (21).
OUTRAS ATRAÇÕES No estande da Sanepar, os visitantes vão caminhar por uma trilha sensitiva, onde podem perceber as diversas dimensões na flora paranaense. Também poderão ver a exposição dos Pipeiros ao PAC, que mostra a história do saneamento no Paraná, desde a época quando a água era transportada em barricas até os dias de hoje.
Fonte: AEN