22/08/2023
Comunidade Cotidiano Região

Sanepar orienta para uso consciente da água em Laranjeiras do Sul

O Rio do Leão, principal manancial de abastecimento de água da cidade, está abaixo do nível normal para esta época do ano

torneira-sem-agua

Sanepar dá dicas de como economizar água (Foto: Divulgação)

A falta de chuvas nas últimas semanas está causando a diminuição do volume de água dos rios em diversas Regiões do Estado. O Rio do Leão, principal manancial de abastecimento do município de Laranjeiras do Sul, está abaixo do nível normal para esta época do ano.

Além disso,  seu afluente, Rio Virtuoso (ou Simões), também sente a consequência da seca. Por isso, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pede que a população faça uso consciente da água.

“O consumo aumenta devido ao calor. Mas, estamos operando o sistema normalmente. Porém, se a estiagem se prolongar e o calor intenso permanecer, podem vir a ocorrer faltas  pontuais. Ou ainda redução de pressão na rede. É muito importante que a população economize e faça o seu uso consciente”, orienta o gerente da Sanepar na Região, Evandro Dalmolin.

Junto à estiagem soma-se o calor intenso. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na segunda (9), alerta laranja devido à onda de calor que chegou ao Paraná. O órgão diz que a previsão, entretanto, para até a próxima semana é de 5º C acima da média em várias cidades, entre elas Laranjeiras do Sul.

USO CONSCIENTE

A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) aponta possibilidade de pancadas de chuva na cidade apenas para o dia 24 de setembro. Em situações assim, é imprescindível que todos colaborem e adotem hábitos de uso consciente e racional. A orientação é para que as pessoas priorizem o consumo humano. Além disso, serviços menos essenciais, como lavagem de carros e calçadas, podem ser adiados.

Por fim, outra recomendação é reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas. Reutilizando-a na limpeza, na rega de plantas, na lavagem de calçados e tapetes e até mesmo no vaso sanitário. Pequenas ações de economia, como reduzir o tempo no chuveiro, fechar as torneiras ao lavar louça, escovar os dentes e fazer a barba, também representam muito na economia de água.

DICAS

  •  Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
  • A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar plantas. Ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
  •  A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos.
  • Lavar calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
  • Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
  • Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
  • Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta: cinco minutos de chuveiro consomem de 70 a 100 litros de água.
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Uma torneira aberta representa 20 litros de água por minuto indo pelo ralo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.