22/08/2023
Geral

Sanepar recomenda uso racional da água durante o verão

imagem-33912

A chegada do calor está fazendo aumentar o consumo de água em todo o Estado. Da mesma maneira, a falta de chuva está baixando o nível nos reservatórios da Sanepar. A empresa está orientando a população para que use racionalmente a água, evitando desperdícios e consumo desnecessário nesse período de calor e seca.

O que fazer

A população pode colaborar. Basta usar água tratada racionalmente, reduzindo o tempo no banho, reutilizando a água usada na máquina e tanque de lavar roupa e deixando de lavar carro e calçada, além de outras mudanças nos hábitos de consumo. Veja algumas dicas para reduzir o consumo de água.

Para limpar a casa e o carro:

– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

– A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

– Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

Na higiene:

– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

– Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Outras dicas:

– Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.

– Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.