Da redação com assessoria – edição: Cristina Esteche – Foto: O gerente da Sanepar, João Edson de Lima e prefeita de Manoel Ribas, Elisabeth Stipp Camilo/Divulgação
MANOEL RIBAS – A Sanepar, regional de Guarapuava, anunciou investimentos de R$ 7,4 milhões para implantar o sistema de esgotamento sanitário em Manoel Ribas, no centro do Estado. O gerente regional da Sanepar, João Edson de Lima, e o coordenador de Planejamento e Administração da Sanepar, Álvaro José Argemiro da Silva, apresentaram os detalhes da obra à prefeita Elisabeth Stipp Camilo.
Segundo a prefeita, este é o maior investimento já feito até hoje no município. “Manoel Ribas nunca recebeu um volume de investimentos tão alto de uma só vez. Isso é um mérito da Sanepar e do município que, com certeza, vai trazer consequências positivas para todos”, comemora.
Com esse investimento, a empresa vai construir a Estação de Tratamento de Esgoto, assentar 36 quilômetros de interceptores e redes coletoras e instalar 1.500 ligações prediais. Ao final da obra, Manoel Ribas terá Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgoto (Iarce) de 62%. “É um índice excelente, já de início, para um município de pequeno porte”, diz João Edson. Manoel Ribas possui 13.610 habitantes.
Para Bete Camilo, o investimento da Sanepar é muito importante por várias razões. “Na área de saúde e qualidade de vida da população, por exemplo, vai diminuir muito o índice de doenças relacionadas à falta de saneamento. Também vai estimular a valorização imobiliária e melhorar a infraestrutura da cidade”, afirma. Outro benefício da obra é a geração de empregos. A empreiteira que vencer a licitação deverá, obrigatoriamente, contratar mão de obra local.
A expectativa é de que a obra seja iniciada no segundo semestre deste ano. “Vamos iniciar as obras tão logo o processo licitatório seja concluído. O mais importante, que são os recursos financeiros, já está garantido e o projeto está pronto”, explica João Edson.