Reserva do Iguaçu – A comunidade de Santa Luzia em Reserva do Iguaçu recebeu, no dia 16, o programa “Dia Integral da Saúde”, promovido pelo Projeto Sabor Saúde Rural, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.
Foram ofertadas todas as vacinas de rotina, tanto para crianças como para adultos. Segundo a enfermeira Tânia, mais de 100 pessoas foram vacinadas. “Trouxemos todas as vacinas que fazem parte do calendário anual, a pessoa só tem que apresentar a carteirinha de vacinação”, explicou. A moradora, Denise Aparecida Mendes Leite, aproveitou para se vacinar contra a febre amarela e o tétano. “A iniciativa é muito boa, aqui é bem longe da sede e difícil a gente estar indo com freqüência até lá, isso ajuda muito a nossa comunidade, precisam fazer isso mais vezes”, disse ela.
O secretário municipal de Saúde, Leonildo Peretto (foto), disse que o objetivo é levar mais saúde para a comunidade. “Estamos aqui com uma equipe completa, o médico Carlos Bartolomeu Filho, o dentista Emanoel Oshiro, os enfermeiros Jéferson Matias e Tânia, as agentes de saúde Maria José e Clarice e a auxiliar Suzana. Todos prestam atendimentos e orientações à população”.
Os moradores ouviram orientações dos profissionais sobre a Gripe A, dengue, hipertensão e diabetes. Também houve palestra sobre higiene bucal e foram distribuídos cerca de 400 kits contendo uma escova e um creme dental. “Pretendemos levar o programa a outras localidades, mas não há um calendário para isso”, explica Leonildo.
Também estiveram presentes no evento, a coordenadora do Sabor Saúde Rural, Ana Ribas, a engenheira agrônoma Ana Vitória Serpa e assistente social Daiane Góes. A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Reserva do Iguaçu, Marta Goreti da Silva, salientou que o programa faz parte do Projeto Sabor Saúde Rural que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores através de uma alimentação saudável. “O projeto trabalha várias áreas, como proteção de fontes para evitar doenças hídricas, e também aspectos econômicos, como a horta comunitária”, comentou.
O Projeto Sabor Saúde Rural é promovido pela Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Santa Luzia com recursos financeiros da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior SETI , Universidade Sem Fronteiras e com o apoio da Prefeitura Municipal de Reserva do Iguaçu, SEBRAE, SENAR e outras Instituições. Ele visa ações de saúde através das equipes multidisciplinares que atuam para a efetivação de políticas públicas como a implementação do Sistema Único de Saúde e ações de promoção da saúde da família com medidas preventivas, segurança alimentar e nutricional, implantação do Programa de Agroecologia Intregada e Sustentável (PAIS), Educação Ambiental e Cooperativis-mo.
Para a diretora da Escola Santa Luzia, Isolina Líber Baitel o projeto ajuda bastante no desenvolvimento da comunidade e melhora a vida das pessoas e até o rendimento das crianças na escola. “Aqui há muita falta de informação, e o projeto é um jeito de mudar a forma das pessoas pensarem. E apesar do projeto ser na comunidade de Santa Luzia, acaba atingindo outras localidades, pois recebemos alunos de vários lugares, e esses alunos serão multiplicadores de conhecimento”, afirma.
Para a professora Josiane Brasil, o evento foi bem proveitoso. “Os alunos são carentes desse tipo de informações, se não for à escola ou a prefeitura trazer até eles, os alunos não tem como ter acesso”, concluiu.
Fonte:Fatos do Iguaçu