Um convênio assinado nesta sexta (10), entre o Hospital Santa Tereza e o Departamento Penitenciário (Deppen) cria uma ala exclusiva para atendimento a presos. Em contrapartida, a mão de obra do Deppen se responsabiliza pela manutenção predial do Santa Tereza.
De acordo com o diretor executivo do hospital, Marlon Malassa, serão cinco quartos com entrada exclusiva. Um posto do Deppen, com escolta armada 24 horas, também está sendo instalado. Isso porque, conforme Malassa, o Santa Tereza é referência para vários atendimentos. “Todos os presos que chegam às Upa’s e que precisam de internação vêm para nós”.
Conforme disse Malassa ao Portal RSN, o paciente chega pelo Pronto Socorro, algemado e com escolta armada. Pela situação, há prioridade no atendimento.
Eles entram direto para o atendimento e isso causa revolta nas pessoas que estão aguardando para o atendimento médico. O convênio objetivo acabar com esse constrangimento.
Conforme o hospital, a demanda desses pacientes é diária. “Atendemos também aquelas pessoas que são presas em flagrante e que durante uma tentativa de fuga, por exemplo, acabam se acidentando”.
O diretor regional da Policia Penal de Guarapuava, Marlon Rafael Picioni disse que as pessoas que prestam serviço ao hospital são técnicos. ” Já houve o conserto e a higienização do ar condicionado, reformas, limpezas e carregamentos de materiais pesados de descarte”.
Leia outras notícias no Portal RSN.