Com assessoria, editado por Cristina Esteche
Há um ano os moradores do Bairro Santana e outros consumidores tem acesso a produtos da agricultura familiar, frescos e direto do produtor.
Realizada semanalmente, toda terça feira, a Feira do Produtor é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Paróquia Santana.
No local, os consumidores podem adquirir verduras, legumes, frutas, pães, bolachas, bombons, mel, queijos, linguiças, shushi e salgados.
Além de enriquecer a alimentação das famílias que vivem em Guarapuava e que comprarm os produtos, a Feira gera renda para pequenos agricultores e micro empresários. " Todos ganham com a feira, quem produz e quem compra, pois aqui temos produtos de qualidade e sempre frescos”, observa o prefeito Cesar Silvestri Filho. Ele prestigious a comemoração que aconteceu nessa terça feira (24). De acordo com o prefeito de Guarapuava, hoje o projeto está descentralziado em três bairros: Santana, Vila Bela e Vila Carli. “Vamos expandir para outros bairros, ampliando a oferta para a comunidade e contribuindo com a renda dos feirantes e expositores", anuncia o prefeito.
“Só tenho a dizer que vamos investir neste projeto, pois deu certo para todos", ressalta o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.
"Minha vida mudou"
Cleunice Schinemnn, 77 anos, que vende geleias, doces e bombons, diz que tem muitos motivos para comemorar. "A feira mudou minha vida financeira e pessoal. Quando comecei a produzir meus doces e frequentar a feira, meu emocional melhorou completamente. Eu estava entrando em depressão após a morte do meu marido. Agora estou trabalhando e conversando com muitas pessoas. Minha vida mudou", conta a doceira.
Jaciara Rodrigues Santos, que produz adesivos para unha, também encontrou na feira uma forma de ampliar a renda da família. Casada e com dois filhos, a micro empresária vem conquistando outras oportunidade através da feira. "As portas se abriram, inclusive eu pude participaram da Expogua no ano passado. A Feira do Produtor ajudou a melhorar e divulgar meu negócio", observa.