Cristina Esteche
O Hospital São Vicente em Guarapuava doou 11 respiradores seminovos ao Hospital Santa Tereza. A entrega aconteceu na manhã desta sexta (24). De acordo com o Rui Primak, provedor do São Vicente, a doação foi possível porque o São Vicente adquiriu novos respiradores, com tecnologia de ponta. O recurso dessa compra está incluído nos R$ 5,9 milhões recebidos pelo hospital de caridade a partir da emenda apresentada pelo deputado federal licenciado Cezar Silvestri.
Rui disse ainda que outros equipamentos que serão substituídos também serão doados. “Decidimos essas doações em reunião da provedoria, por entendermos a importância dessa união, da soma de esforços também na área da saúde”. A ideia do São Vicente é que à medida em que os novos equipamentos cheguem os que vinham sendo utilizados sejam repassados, incluindo também doações para paróquias que desenvolvem projetos de inclusão social.
Para o diretor do Hospital Santa Tereza, Eduardo Potulski, a gestão do São Vicente é nobre. “A provedoria poderia muito bem vender esses equipamentos, mas preferiu doar. Entendemos que essa é também uma ação do deputado federal Cezar Silvestri, autor da emenda que proporciona a troca de equipamentos no São Vicente e, que de maneira indireta, também beneficia a nossa entidade”.