Da Redação, com assessoria
Guarapuava – O Hospital São Vicente de Paulo recebeu a doação de um terreno para a criação da casamata, local que abrigará o centro de radioterapia da instituição. A especialidade médica é focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante e auxiliará o tratamento de pessoas com câncer.
A doação do terreno, que possui mais de 12 mil metros de área, foi feita pelo empresário guarapuavano Odacir Antonelli. Na última terça feira (20), o provedor do Hospital São Vicente, Humberto Limberger, acompanhado da deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), do diretor clínico Eduardo Borges e do diretor administrativo Nadir Roberto Martini, conheceram o local cedido por Odacir. A área, considerada estratégica para a casamata, fica localizada na Cidade dos Lagos.
“Inicialmente nós pretendíamos instalar a casamata na sede do hospital, no centro. Mas o nosso espaço é reduzido. Daí veio a sugestão do Odacir, de trazer a casamata para a Cidade dos Lagos”, explica Humberto.
Reunião recente discutiu detalhes para a oficialização da doação (Foto: Divulgação)
Além de estar em uma área que está em rápida expansão, o terreno doado fica em uma região próxima à saída para a BR 277 e PR 466, o que facilitaria a vinda de pacientes de cidades próximas para eventuais tratamentos. A área cedida já conta com infraestrutura instalada, possuindo água encanada, saneamento básico e pavimentação asfáltica em seu entorno.
LUTA ANTIGA
A instalação de um centro radioterápico em Guarapuava é uma solicitação antiga do Hospital São Vicente e que recebeu o apoio de muitas lideranças do município, como o ex deputado federal Cezar Silvestri. Durante o seu mandato, entre 2003 e 2015, Cezar fez diversas articulações que preparam o município para uma eventual instalação da casamata, destinando parte das suas emendas para a compra de aparelhos que são necessários na instalação.
Atualmente, Guarapuava faz parte de um plano do Governo Federal que reconhece cidades do Paraná habilitadas a receberem um centro radioterápico. A articulação para este reconhecimento também foi feita pelo então deputado Cezar e, na época, uma equipe especializada, liderada por um engenheiro nuclear, esteve na cidade para estudar se Guarapuava estaria apta para a instalação.
PRÓXIMOS PASSOS
Enquanto a doação do terreno aguarda o trâmite burocrático para avançar, agora, será necessária a criação de um projeto do hospital para a efetiva instalação da casamata. Segundo Humberto, anos atrás já foi feito um pré-projeto para realização da obra, mas ele era destinado para a atual sede do hospital.
“Agora nós teremos que modificar o projeto para a nova área doada pelo Odacir”.
Para a deputada Cristina Silvestri, a doação de Odacir representa um marco para o hospital e legítima a parceria entre o empresário e o município. Com a oficialização da doação, a deputada se comprometeu em realizar articulações junto ao Governo Federal para o rápido avanço do projeto. Em setembro, quando o ministro Ricardo Barros esteve em Guarapuava, Cristina apresentou no São Vicente a necessidade da casamata para o município.
“Guarapuava e região precisam desta instalação o quanto antes. Vou buscar junto ao ministro da saúde, Ricardo Barros, o que for necessário para que o projeto avance o mais rápido possível. Essa luta é para que as pessoas possam ser tratadas aqui mesmo, sem precisar sair do aconchego do lar, nessa hora que é tão difícil para toda a família”.