Por Luiz Carlos Knuppel Jr.
Em uma sala pequena, porém bastante aconchegante, o Hospital São Vicente inaugurou nesta quarta feira (16) o Cantinho do Aleitamento Materno. Apesar de pequeno, a importância do espaço é imensa, já que o Cantinho servirá como ponto de coleta de leite materno para o banco de leite do Hospital ; como espaço para orientação sobre o aleitamento e como local para as próprias funcionárias do hospital, que ainda estão amamentando, coletarem o leite para alimentar seus bebês ou para doar.
Para Rui Primak, provedor do hospital, o espaço aconchegante e bem decorado reflete um novo ideal do hospital que é a humanização de todos os setores. O espaço foi mobiliado e decorado graças a doações de duas empresas: a Darreal Móveis, de Cascavel, e a Besha Store de Guarapuava.
Para Cristiane Kuster, enfermeira responsável pela maternidade, e Luiza Valduga, nutricionista da maternidade, o novo espaço é uma conquista que irá aumentar, e muito, a qualidade de vida das crianças.
De acordo com Cristiane, é neste local que a mãe conhecerá a maneira adequada de realizar os primeiros cuidados com seu bebê, como o banho e a amamentação. No Cantinho, profissionais, materiais de apoio e objetos adequados estarão a disposição das mães para que realizem de forma adequada a coleta do leite.
De acordo com a enfermeira, muitas coletas são realizadas pelas mães em casa e sem os cuidados necessários, o que muitas vezes inutiliza o leite. “As vezes ele chega aqui com alguma sujidade, que por mais que pequena inutiliza todo o restante”.
Além de aumentar a captação de leite e diminuir o desperdício. A orientação às mães auxiliará também a combater alguns mitos como: mãse com falta de leite, leite fraco ou que a doação pode ser prejudicial, pois poderia diminuir a produção do leite materno. “Temos que acabar com este mito. Quanto mais a mãe estimular a produção, mais leite ela terá”.
Já sob o aspecto nutricional, Luiza Valduga, comenta sobre a importância da captação do colostro, um tipo de leite diferente, com mais propriedades nutricionais e benefícios a saúde, e que é produzido logo nos primeiros dias pós-parto. “Com a sala aqui, as mães logo depois de darem a luz podem dar este tipo de leite” explicou Luiza.
A presidente do Clube Soroptimista de Guarapuava, Lourdes Figueiredo Leal, também acompanhou a inauguração e aprovou a iniciativa. Idealizador do Banco de Leite, o Clube Soroptimista também espera estender o projeto do Cantinho de Amamentação a outros locais de Guarapuava.