22/08/2023


Guarapuava Saúde

‘Sara’ e Call Center ‘desafogam’ atendimentos nas Upa’s em Guarapuava

Sara já soma mais de 4 mil atendimentos em uma semana de implantação. De 2 a 22 de janeiro o Call Center atendeu mais de 133 mil pessoas

sara

Conforme a Saúde, Sara e Call Center ‘desafogam’ atendimentos nas Upa’s (Foto: Reprodução/RSN)

Implantada há pouco mais de uma semana a assistente virtual ‘Sara’ já soma mais de quatro mil atendimentos em Guarapuava. O robô é uma das alternativas encontradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender pacientes com sintomas da covid-19. E com poucos dias de funcionamento junto ao Call Center, já houve redução de pessoas nas Unidades de Pronto Atendimento em Guarapuava.

Conforme o ‘Fala Saúde’, na manhã desta quinta (27), por exemplo, às 11h30 na unidade Trianon apenas 12 pacientes aguardavam consultas. Já na Batel, onde há a maior demanda, só 28 pessoas estavam na fila. E na Primavera, 13.

De acordo com a responsável pela ‘Sara’, Moema França, a assistente está conectada com uma clínica on-line que possui 400 médicos. “Esse complexo agiliza o atendimento à população”. Conforme Moema, o paciente entra em contato pelo site da Prefeitura, ou pelo aplicativo ‘Fala Saúde’. O botão “fale com a Sara”, já está disponível nos smartphones com sistemas Android e IOS. A versão do aplicativo é a 3.2.1. Por isso, pode ser necessário atualizar o ‘Fala Saúde’ na loja de aplicativos.

Basta um clique para o usuário iniciar um ‘chat’ de atendimento, responder as perguntas e receber uma avaliação prévia. A inteligência artificial também agenda o teste para ter o diagnóstico.

Pelo novo sistema são feitas teleconsultas para os casos com sintomas mais graves. Assim como o acompanhamento da evolução clínica do paciente e a emissão de atestados.

Além da ‘Sara’, o ‘ Call Center’ também continua em atendimento. Conforme a coordenadora do sistema, a médica Isbit Dias, entre 2 e 22 de janeiro deste ano, mais de 133 mil atendimentos foram registrados. “Tivemos também 5,2 mil demandas médicas em uma semana”.

AUMENTO DE 31,3% EM JANEIRO

E para se ter uma ideia do aumento dos casos da doença em Guarapuava, desde o início da nova onda, em 25 de dezembro, 11.911 pessoas acabaram infectadas. Desse modo, o número que representa 31,3% dos casos registrados desde o início da pandemia, com 2,3% do total de mortes.

Entretanto, de todos os contaminados no último mês, cerca de 65,1%, ou 7.763 já estão totalmente recuperados. Assim, para o secretário de Saúde, Jonilson Pires, a mudança no comportamento epidemiológico é um fator determinante para a definição das medidas sanitárias.

Hoje nós temos um cenário bem diferente do que há um ano atrás. A maioria dos pacientes se recupera em casa, com o acompanhamento do Call Center e da assistente de saúde Sara.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo