Implantada há pouco mais de uma semana a assistente virtual ‘Sara’ já soma mais de quatro mil atendimentos em Guarapuava. O robô é uma das alternativas encontradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender pacientes com sintomas da covid-19. E com poucos dias de funcionamento junto ao Call Center, já houve redução de pessoas nas Unidades de Pronto Atendimento em Guarapuava.
Conforme o ‘Fala Saúde’, na manhã desta quinta (27), por exemplo, às 11h30 na unidade Trianon apenas 12 pacientes aguardavam consultas. Já na Batel, onde há a maior demanda, só 28 pessoas estavam na fila. E na Primavera, 13.
De acordo com a responsável pela ‘Sara’, Moema França, a assistente está conectada com uma clínica on-line que possui 400 médicos. “Esse complexo agiliza o atendimento à população”. Conforme Moema, o paciente entra em contato pelo site da Prefeitura, ou pelo aplicativo ‘Fala Saúde’. O botão “fale com a Sara”, já está disponível nos smartphones com sistemas Android e IOS. A versão do aplicativo é a 3.2.1. Por isso, pode ser necessário atualizar o ‘Fala Saúde’ na loja de aplicativos.
Basta um clique para o usuário iniciar um ‘chat’ de atendimento, responder as perguntas e receber uma avaliação prévia. A inteligência artificial também agenda o teste para ter o diagnóstico.
Pelo novo sistema são feitas teleconsultas para os casos com sintomas mais graves. Assim como o acompanhamento da evolução clínica do paciente e a emissão de atestados.
Além da ‘Sara’, o ‘ Call Center’ também continua em atendimento. Conforme a coordenadora do sistema, a médica Isbit Dias, entre 2 e 22 de janeiro deste ano, mais de 133 mil atendimentos foram registrados. “Tivemos também 5,2 mil demandas médicas em uma semana”.
AUMENTO DE 31,3% EM JANEIRO
E para se ter uma ideia do aumento dos casos da doença em Guarapuava, desde o início da nova onda, em 25 de dezembro, 11.911 pessoas acabaram infectadas. Desse modo, o número que representa 31,3% dos casos registrados desde o início da pandemia, com 2,3% do total de mortes.
Entretanto, de todos os contaminados no último mês, cerca de 65,1%, ou 7.763 já estão totalmente recuperados. Assim, para o secretário de Saúde, Jonilson Pires, a mudança no comportamento epidemiológico é um fator determinante para a definição das medidas sanitárias.
Hoje nós temos um cenário bem diferente do que há um ano atrás. A maioria dos pacientes se recupera em casa, com o acompanhamento do Call Center e da assistente de saúde Sara.
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