22/08/2023



Brasil Cotidiano Cultura e Entretenimento

Sarau Poético Musical Virtual homenageia Vinícius de Moraes

Baseado na vida e obra de Vinícius de Moraes, encontro virtual convida o público a conhecer a obra do poeta e músico que ousou viver sob o signo da paixão

Viniciusdemoraes

Dessa maneira o encontro é baseado na vida e obra de Vinícius de Moraes (Foto: Reprodução/Revista Bula)

A cantora, pesquisadora e regente Dani Mattos acompanhada do grupo vocal Poucas & Boas faz na próxima quarta (8), às 19h, o sarau virtual poético musical “Vinícius, o poeta amador” . Reunindo música, poesia e literatura, o espetáculo interativo será pela plataforma Sympla. A data marca o aniversário de quarenta anos da morte desse artista considerado um dos grandes nomes da Cultura do Brasil do século XX.

Segundo a a pesquisadora, cantora e regente Dani Mattos, o intuito do espetáculo é dar profundidade à figura desse poeta que foi muito atuante no cenário artístico brasileiro. “De maneira coloquial e próxima, a ideia é que o público prepare uma leitura para compartilhar durante o encontro virtual”.

Além disso, falas de Drummond, Manoel Bandeira, Rubem Braga e também dos inúmeros parceiros musicais enriquecem o sarau com informações relevantes e bem-humoradas a respeito do artista, considerado um dos maiores poetas e compositores da música brasileira. Algumas canções de Vinícius nas vozes de Dani Mattos e do Grupo Poucas & Boas também serão compartilhadas pelas redes sociais.

40 ANOS SEM VINICIUS

Vinicius de Moraes morreu há quatro décadas, aos 66 anos, vitimado por um edema pulmonar , no dia 9 de julho de 1980. Entretanto, o legado continua muito presente, a extensa produção literária e musical é celebrada em todo mundo.

Assim, é reconhecido como um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Impossível esquecer de obras como: “Chega de saudade”(1956), “Arrastão”(parceria com Edu Lobo), Eu sei que vou te amar (1959), Garota de Ipanema (1962 parceria com Tom Jobim),Tarde em Itapoã (1970), Pela luz dos olhos teus, A Tonga da Mironga do Kabuletê (1970), A casa (1980), Aquarela (1983), entre outras.

Na literatura deixou diversos livros, e uma imensidão de poesias que falam principalmente sobre o amor e as mulheres. Entre elas: Soneto de fidelidade (1939), Receita de mulher (1959) O verbo no infinito (1962), entre outras. Além da A rosa de Hiroshima (1954) que fala da tragédia da bomba atômica no final da Segunda Guerra Mundial, no Japão. A poesia que depois foi musicalizada.

Vinícius de Moraes também atuou em outras áreas, foi jornalista, diplomata, dramaturgo, crítico, entre outros.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo