22/08/2023
Guarapuava Segurança

Sargento Wendler se despede da PM e deixa legado de coragem

Após quase três décadas de serviço, o segundo-sargento é homenageado e relembra o ataque ao 16º BPM em Guarapuava em 2022

Sargento Wendler (Foto: Sesp)

Após 28 anos de compromisso e dedicação à Polícia Militar do Paraná (PMPR), o segundo-sargento Osmar Wendler se despediu oficialmente da corporação nesta semana. Reconhecido pela coragem no combate ao crime, Wendler foi um dos destaques durante o enfrentamento a criminosos fortemente armados no ataque ao 16º Batalhão da PM em Guarapuava, em 2022.

A saída dele da ativa teve homenagens de amigos, familiares e colegas de farda, que celebraram a trajetória de resistência e profissionalismo. Emocionado, o sargento se pronunciou.

Quando a gente discursa diante de tantas pessoas, às vezes um simples abraço já diz tudo. Quero agradecer pelo carinho de todos e a Deus por estar vivo. Sei que é uma porta que se fecha, e embora eu não quisesse ir para a reserva agora, ainda tenho muita energia para gastar, é o momento de aceitar essa nova etapa.

Ao longo da carreira, Wendler construiu uma vasta experiência em unidades táticas e de proximidade. De acordo com a carreira militar, integrou o Pelotão de Choque e Trânsito do 16º Batalhão e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). A atuação dele traz a marca do profissionalismo e da disposição em enfrentar situações de alto risco. Além do empenho no combate ao crime organizado, principalmente no interior do Estado.

Osmar Wendler ganhou notoriedade nacional pela atuação durante o ataque ao quartel da PMPR em Guarapuava, em abril de 2022. Na ocasião, criminosos armados tentaram assaltar uma transportadora de valores na cidade. Wendler foi atingido por uma bala, que perfurou o colete, mas a vida dele foi salva graças a um celular que ele carregava no bolso.

A viatura utilizada pela equipe foi severamente danificada, com buracos de tiros, vidro estilhaçado e pneu furado, o que dificultou a fuga. Mesmo com a viatura avariada, o então cabo Wendler conduziu o veículo para resgatar companheiros e assegurar o sucesso da operação.

A ação das forças de segurança do Estado culminou na prisão de 26 envolvidos no atentado, além da apreensão de diversas armas de fogo. Com a aposentadoria de Wendler, encerra-se um ciclo de coragem, dedicação e serviço à sociedade paranaense.

EXEMPLO

Conforme disse o tenente-coronel Jackson Aquiles Busnello, comandante do 16º Batalhão, a palavra que resume tudo é exemplo. “O sargento significou muito para nós e continuará significando onde quer que esteja. Fez sua parte com dedicação e mostrou, em todas as suas ações, por que esteve na PMPR. Agora é hora de estar com a família, e mesmo que não quisesse parar, ela merece sua atenção. Em nome da Polícia Militar, e com a permissão do comandante-geral, digo: missão cumprida.”

O subtenente Paulo Sergio dos Santos, que compartilhou muitos anos de serviço com Wendler, destacou o profissionalismo do sargento. “Lembro-me bem de quando você demonstrou interesse em trabalhar conosco e, desde o início, se destacou. Sua postura e clareza nas ações fizeram toda a diferença, especialmente nas primeiras atividades do batalhão. Desde aquele momento ficou claro o seu compromisso com a proteção e com o trabalho de proximidade que o BPEC busca proporcionar”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.