22/08/2023



Saúde

Saúde alerta para os perigos da hipertensão

imagem-25437

 Nesta terça-feira (26), os profissionais de saúde de todo país celebram o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, uma doença silenciosa que na maioria dos casos não apresenta sintomas e atinge 30% da população.

Segundo a enfermeira Janine Trompczynski, da Divisão de Atenção Primária à Saúde da secretaria da Saúde do Paraná. “Há quase 25 mil hipertensos cadastrados no estado, mas este número pode ser muito maior, porque grande parte das pessoas não sabe que sofre de hipertensão arterial e, portanto, não faz nenhum tratamento para controle”, afirma. “Exatamente por isso foi instituído o dia de prevenção e controle, para que as pessoas saibam dos riscos da doença e tenham como prática medir a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano, caso não haja histórico de alteração da pressão”, diz Janine.

Em Guarapuava não foi possível levantar qualquer dado sobre o número de hipertensos atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Em todas as tentativas feitas à Secretaria, a responsável pelo setor, Deisi Veras encontrava-se em reunião. No site oficial do município não há qualquer referência à data e nenhuma informação sobre o programa que é desenvolvido pela Prefeitura nesse setor.

A importância do debeta neste dia pode ser medida pelos efeitos negativos que a doença provoca. Ahipertensão é responsável por 7,6 milhões de mortes ao ano em todo o mundo. Responde por 47% dos infartos, 54% dos acidentes vasculares cerebrais (derrames) e 37% dos casos de insuficiência renal.

Quando a pressão arterial sobe muito aparecem sintomas como dores de cabeça, tontura e mal-estar, mas, na maioria dos casos, a doença é assintomática. Segundo o cardiologista André Langowiski, “a hipertensão não tem cura, no entanto pode ser controlada através de mudanças no estilo de vida, como alimentação adequada, sobretudo o consumo de sal controlado, controle do peso, prática de atividade física e abandono do tabagismo”.

Mas, em alguns casos é necessário tratamento com medicamentos, além do acompanhamento constante da pressão arterial em uma unidade de saúde.

No dia 04 de maio, quarta-feira, das 14h às 17 horas, a secretaria da Saúde fará webconferência sobre hipertensão arterial, aberta a todos os interessados no tema. A transmissão será feita a partir da Escola de Saúde Pública do Paraná e as pessoas poderão acessar a conferência a partir da página www.escoladesaude.pr.gov.br.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo