Da Redação com G1
Cascavel – Chega a 100 o número de casos de dengue confirmados em Cascavel em 2016. Os dados fazem parte do terceiro Informe Técnico de Dengue, Chikungunya e Zika da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado neste sábado (27). No total, são 665 notificações, com 509 ainda aguardando o resultado dos exames.
O levantamento aponta ainda o segundo caso de contaminação pelo vírus da zika. O paciente é uma criança, sem histórico de viagem, que apresentou os sintomas da doença ainda em 2015. Dos 41 casos suspeitos, 36 aguardam os exames. Entre os pacientes estão quatro gestantes.
Quanto à febre chikungunya, o informe aponta 26 casos suspeitos, com um descartado e 23 em andamento. Uma das notificações teve resultado inconclusivo e outra não poderá ser estudada porque o paciente recusou fazer os exames.
No Paraná, mais seis pessoas morreram de dengue em 2016, conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesa) na terça-feira (23) – totalizando 11 mortes. Destas, nove foram registradas em Paranaguá, no litoral, uma em Curitiba e uma em Foz do Iguaçu, no oeste.
Além das novas mortes, foram registrados 1.819 novos casos da doença em uma semana. Até dia 16, eram 5.541 casos, e agora são 7.360. A contagem é feita desde agosto de 2015.
EPIDEMIA
O total de municípios em epidemia também aumentou, passando de 15 para 16. Agora, Jataizinho, no norte pioneiro, faz parte da lista.
As outras 15 cidades em situação epidêmica são: Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Mamborê, Cambará, Munhoz de Melo, Itambaracá e Guaraci e Assaí, no norte; Nova Aliança do Ivaí e Santa Isabel do Ivaí, no noroeste; Foz do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu, no oeste; e Paranaguá, no litoral.
Para um muncípio estar com epidemia, é levado em consideração o número de casos de dengue registrados na cidade – no caso de mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes, já é considerada situação epidêmica.