22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Saúde confirma mais 25 casos e 6 mortes por variante delta no PR

Na Região, a Sesa já confirmou seis casos em Fernandes Pinheiro. Em Irati uma pessoa morreu por causa da variante delta

corona

A transmissão da variante delta já ocorre de forma comunitária no Paraná (Reprodução/ Pixabay)

Nessa quarta (4), mais 25 novos casos e seis mortes em decorrência da variante delta no Paraná tiveram confirmação. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado. Desse modo, o Paraná já some 54 casos confirmados de 18 mortes em decorrência da cepa.

Além disso, os novos casos ocorreram nos municípios de Fernandes Pinheiro (6), Curitiba (5), Araucária (2), Campo Largo (2) e São José dos Pinhais (2). Além de Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, Irati, Imbituva e Pinhais.

PACIENTES

São 13 mulheres e 11 homens com idades que variam de 12 a 88 anos, além de um homem de 55 anos com residência fixa em Nova Monte Verde, no estado do Mato Grosso, que estava em Curitiba para tratamento. Assim, entre os novos casos, as seis mortes ocorreram em Campo Largo, São José dos Pinhais, Fernandes Pinheiro, Irati, Imbituva e Nova Monte Verde (MT). São quatro homens e duas mulheres, com idades entre 42 e 88 anos.

Assim que o relatório é enviado pela Fiocruz, a Sesa entra em contato com as Regionais de Saúde. Tais documentos comunicam os municípios de residência dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Assim, este processo inclui dados desde o início dos sintomas. Além do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou morte.

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

Ainda de acordo com as informações da Saúde, na última semana o Paraná confirmou a transmissão comunitária da delta no Paraná. Por fim, o conceito é definido quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.