A Secretaria de Estado da Saúde divulgou mais um caso positivo de dengue em Pitanga. Esse é o terceiro caso confirmado da doença no município. Além disso, há mais um em investigação e cinco tiveram resultado negativo. Os dados são do 29º Informe Epidemiológico divulgado nessa terça (15).
Na 5ª Regional de Saúde, que tem sede em Guarapuava, Cantagalo notificou o primeiro caso suspeito do período epidemiológico que iniciou em agosto de 2021 e segue até julho de 2022. Já Prudentópolis investiga mais dois casos
Conforme o boletim semanal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou nessa terça (8) a primeira morte do novo período sazonal da doença. Trata-se de um homem de 58 anos de idade, com comorbidade e morador de Nova Esperança, de abrangência da 15ª Regional de Saúde de Maringá.
Além disso, o Estado apresentou mais 27.887 casos notificados da doença, com 2.811 casos confirmados, que correspondem a 10% do total. Existem 4.970 em investigação (18%). Em relação ao informe anterior, houve um aumento de 15% das notificações e de 64% de casos confirmados. Desde o mês de fevereiro, 28 municípios têm confirmado casos de forma contínua.
Isso porque, durante a temporada das chuvas, o perigo da multiplicação do mosquito Aedes aegypti é maior. Pois após cerca de 15 horas da postura, os ovos dos mosquitos conseguem resistir a longos períodos de baixa umidade, podendo ficar até 450 dias no seco.
Leia outras notícias no Portal RSN.