A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) voltou a confirmar casos da variante delta na Região. De acordo com as informações, no fim da tarde dessa segunda (23), dois pacientes positivaram em Fernandes Pinheiro. O município que fica distante 16 quilômetros de Irati contabiliza o maior número de casos confirmados do Estado: 11. Além disso uma pessoa morreu em decorrência das complicações da variante da covid-19.
Conforme o boletim da Sesa, os dois novos casos confirmados ontem (23) são de um homem de 45 anos que apresentou os primeiros sintomas em 24 de junho. O outro paciente, um homem de 63 anos iniciou sintomas em 28 de junho, internou em 8 de julho e teve alta no dia 12 do mesmo mês. Além disso, em Irati e em Imbituva houve dois casos positivados em cada município, sendo que os quatro pacientes morreram. Os três municípios integram a 4ª Regional de Saúde, que tem sede em Irati.
O chefe da Regional de Irati, Walter Trevisan informou que os dois casos positivados ontem (23) eram do mês de julho. “Eles foram enviados e aguardávamos a análise. Como já estamos com transmissão comunitária, como já anunciado pelo secretário de Saúde em 28 de julho. Desse modo, se torna ainda mais evidente a necessidade de manutenção das medidas de segurança”.
Ainda de acordo com as informações da Saúde, o boletim final feito pela Fiocruz inclui dados desde o início dos sintomas, a data do feitio do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou se o paciente morreu. Até agora, 770 amostras do Paraná já foram sequenciadas pela Fiocruz e 460 aguardam resultado. Sendo que 58 pessoas já tiveram confirmações e 19 pessoas morreram.
EM GUARAPUAVA
A Secretaria de Comunicação de Guarapuava informou que há três casos suspeitos da variante no município. Por fim, a confirmação para a variante delta aguarda resultado de exames das amostras por parte da Fiocruz.
Leia outras notícias no Portal RSN.