22/08/2023



Blog da Cris Guarapuava

Saúde de ‘Gorpa’ ‘bate na trave’ por privilégio no CIS 5ª

Diretora administrativa nem foi nomeada, ficou dois dias, e pediu tempo pra pensar se aceita o cargo ou não

CIS 5ª Regional (Foto: arquivo/RSN)

Um dos principais problemas enfrentados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da 5ª Regional na última gestão foi o privilégio concedido ao município de Guarapuava. Entre os 20 municípios que compõem o consórcio, cada um é responsável pelo cadastramento e agendamento de consultas especializadas. No entanto, Guarapuava contava com seis funcionários lotados no CIS para realizar essas tarefas exclusivamente para o município, sem custos adicionais para a cidade. Essa concessão gerava insatisfação entre os demais prefeitos, que, no momento do rateio das despesas, acabavam pagando parte do custo desses serviços, mesmo sem se beneficiar diretamente deles.

Com a mudança na direção administrativa do CIS, sob a gestão de Luiz Cesar Baptistel, o Zinho, a prática foi interrompida e a equipe foi exonerada. Contudo, a teoria e a prática nem sempre se alinham. A atual gestão do prefeito Denilson Baitala, tentou até o último esforço, na quarta (15), garantir que uma nova equipe fosse contratada pelo CIS para dar continuidade ao serviço. De acordo com relatos, a reunião para tratar do assunto foi tensa e repleta de pressão. Todavia, a decisão final foi de não contratar ninguém.

MARILDA PEDIU TEMPO

Entretanto, o CIS 5ª Regional ainda se encontra em processo de transição. A nova diretora executiva convidada, Marilda Pilissari, ainda não encontra-se nomeada, mas ficou no cargo por apenas dois dias antes de solicitar um período para reflexão sobre a permanência no cargo. As probabilidades de que ela não aceite o cargo são altas. Se isso ocorrer, o presidente do Consórcio, prefeito André Junior, de Campina do Simão, vai ter pouco tempo para indicar outro nome “Ela [Marilda] continua sendo a minha preferida”, disse André ao blog.

Nesse contexto, a decisão sobre a contratação de uma nova equipe para beneficiar Guarapuava ficará a cargo da nova direção do CIS. Já existem prefeitos sinalizando que reagirão caso a decisão seja no sentido de contratar novamente funcionários para atender exclusivamente Guarapuava. A situação segue em aberto, com uma clara divisão de expectativas e pressões políticas entre os municípios envolvidos.

PANE

De acordo com informações repassadas ao blog, uma pane no sistema elétrico do prédio que sedia o CIS 5ª Regional suspendeu atendimento. Nesta quarta (15) os pacientes que encontram-se em tratamento odontológico ficaram sem consultas. Conforme informações, tudo volta ao normal na próxima semana. “Estão acionando a dona do prédio, a empresária Gisele de Mattos Leão, para fazer os reparos. Esse prédio é muito antigo”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo