Guarapuava chegou a uma marca triste. O maior número de mortes desde o início da pandemia. Somente hoje (17), nove mortes foram confirmadas, sendo que somente seis ocorreram nesta quarta (17). Desse modo, o município totaliza 154 mortos. Além disso, 138 novos casos estão confirmados.
Dessa maneira, conforme os dados atualizados, o município contabiliza 10.141 confirmados desde o início da pandemia. Ainda segundo as informações, 880 pacientes continuam sob o status de ativos, ou seja, com potencial de contaminação. De acordo com a Saúde, 9.107 se recuperaram e 243 casos ainda estão sendo investigados. Descartados totalizam 9.210.
CAOS
Nesta terça (17), o provedor da Santa Casa de Irati, Ladilao Obrzut Neto, afirmou que seria preciso fazer uma triagem para definir quais pacientes teriam mais chance de sobreviver.
Estamos, praticamente, em colapso. Tenho medicação para manter os pacientes entubados por 3,5 dias e não existe um plano B. Tivemos uma conversa com o Hospital Universitário de Ponta Grossa, e teremos que fazer um protocolo de quem terá mais chance de viver, quem tem condição de ter mais anos de vida. Infelizmente, nós passamos o ano todo falando das medidas e parece que as coisas não andaram desta forma. Vamos ter que pensar quem terá condições de vida. É duro.
Além disso, o médico afirma que 40 anos de profissão este momento é muito triste. O médico afirma sentir uma grande dor em saber que terá que optar por vidas e pede para que a população faça o possível para que esse agravamento diminua. “Por fim, com esta nova variante do vírus, os casos estão, cada vez, mais complicados”.
NO ESTADO
Conforme as informações do Governo do Estado, somente hoje (17), houve a confirmação de 5.439 novos casos e 263 mortes em decorrência da covid-19. Desse modo, conforme as informações, os dados acumulados mostram que o Paraná soma 769.966 casos positivos e 14.087 mortos em decorrência da doença.
Leia outras notícias no Portal RSN.