22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Saúde de Guarapuava confirmou 951 novos casos de covid-19 em agosto

O número de mortes apresentou redução de 52%, em comparação ao mês anterior. Em julho, 38 pessoas morreram. Em agosto, 18

covid-19-4968139_1280

Durante o mês, 18 pessoas morreram (Imagem: Reprodução/Pixabay)

O mês de agosto terminou com 951 novos casos de covid-19, em Guarapuava. O número é um pouco maior do que o saldo de julho, que terminou em 912. Desse modo, a porcentagem representa alta de 4,27%. Entretanto, o número de mortes teve queda significativa. No mês anterior 38 pessoas morreram, durante agosto ocorreram 18 mortes, o que significa 52%.

Com as confirmações durante o mês, a média de novos casos diários ficou em 30,67. Para se ter uma ideia, no pior mês (maio) da pandemia este ano, ocorreram 145 mortes. Assim, em agosto, a média de mortes ficou em 0,58 por dia. Um dos principais fatores atribuídos à queda dos números de casos e mortes é o avanço da vacinação.

BANDEIRA AMARELA

A Secretaria de Saúde de Guarapuava informou no dia 3 de julho que o município avançou para a bandeira amarela. Entretanto, durante o mês de agosto houve eminência de regressão à bandeira laranja. No dia 20 de agosto, conforme o boletim diário da Saúde, a pontuação que define a cor da bandeira e, consequentemente, a flexibilização de serviços chegou a 9. Tal índice é o limite entre as bandeiras amarela e laranja.

Nessa terça (31), a Saúde informou a manutenção da bandeira amarela sob o índice 5. O secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires, disse que ainda não é possível afirmar se a dinâmica da pandemia segue com tendência de queda, tendo em vista o avanço de novas variantes em outras Regiões do Brasil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.