As temperaturas mais baixas logo chegam em Guarapuava. E por causa disso, a população precisa estar alerta sobre os morcegos. Isso porque nos períodos mais frios, entre o outono e o inverno, há constante busca de alimentos por parte dos morcegos e todos os cuidados são necessários, principalmente quando há o contato deles com as pessoas.
Então o Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava orienta a população sobre os cuidados. Os morcegos são protegidos pela Lei Federal, e são considerados úteis ao homem e à natureza. Por isso, a preservação é necessária e obrigatória.
BUSCA POR AJUDA
De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Sabina Curi, quando há o contato entre morcegos e humanos, é necessário procurar ajuda e tratamento.
Evitar o contato com estes animais, é fundamental. Quando isso ocorre, a pessoa deve procurar ajuda médica. Mas quando o animal está caído ou morto, a população pode ligar para a Vigilância Ambiental que recolhemos. O município não faz coleta de colônias de morcego, nem tem uma empresa especializada que faça isso. Nosso trabalho é de pesquisa para analisar como está o vírus transmitido pelo morcego dentro de Guarapuava. Para então, fazer a prevenção.
Além disso, como há uma lei de proteção aos morcegos, somente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pode fazer a retirada de colônia e remanejamento adequado.
Em média, são encaminhadas três coletas mensais para análise em laboratórios em Curitiba, de acordo com a coordenadora. “Enviamos para análise em Curitiba e aguardamos os resultados. Após isso, vem o laudo e assim, fazemos esse monitoramento do vírus antirrábico. Até o momento, não há caso confirmado na cidade”.
IDENTIFICAÇÃO
Por ser um animal com hábitos noturnos, é possível identificar se há ninhos no forro das casas. Durante a noite, eles saem dos abrigos fazendo barulhos constantes. A presença de morcegos é notada, principalmente, quando é feita a manutenção de caixa d’água ou a limpeza na parte de cima das casas.
Por isso, é preciso ter muita atenção para o problema, sempre evitando agressão ao animal e contato direto com ele.
CUIDADOS
O morcego é um animal que transmite raiva, micose e pode causar problemas respiratórios. Para morcegos que entraram na residência, o indicado é abrir as portas e janelas para que ele saia livremente. Já em casos de encontrar um morcego caído no chão, a recomendação é comunicar o Departamento de Vigilância em Saúde.
Mas atenção, em caso de mordida ou arranhão, a pessoa deve procurar ajuda médica com urgência, pois o animal pode estar infectado.
Leia outras notícias no Portal RSN.