Por conta da alta no número de infecções respiratórias em Guarapuava, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a recomendar o uso de máscaras em locais que apresentem alto risco de contaminação. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, houve um aumento no número de casos de covid-19 nas últimas quatro semanas.
Além disso, a procura por atendimento relacionado a síndromes respiratórias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), subiu muito. De acordo com as informações, o aumento também é provocado pela chegada das baixas temperaturas da estação. Assim são registrados mais casos de doenças respiratórias e pneumonias, por exemplo.
Para se ter uma ideia, às 15h19 desta segunda (6), 51 pacientes aguardavam atendimento de forma geral na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Trianon. E três médicos faziam atendimento. Já na Upa Batel, 68 pessoas estavam na fila enquanto dois médicos faziam as consultas. Na Upa Primavera, no mesmo horário, 40 pacientes aguardavam o atendimento de dois médicos plantonistas.
Mesmo com a cobertura vacinal contra a covid-19 atingir aproximadamente 78% da população, desde a semana epidemiológica dos dias 17 a 23 de abril, Guarapuava registrou em média, 400 casos da infecção por semana. Desse modo, no comunicado a Saúde orienta que os moradores utilizem máscaras em locais que apresentem alto risco de contaminação como no transporte público e escolas. Assim como nas universidades e ambientes fechados de modo geral.
Além disso, a Prefeitura ainda reforça que o uso do item seja obrigatório por pessoas com sintomas respiratórios. Assim como em ambientes de atendimento de saúde, como UBS’s, hospitais e laboratórios.
LEITOS DE UTI 100% OCUPADOS
No sábado (4), o Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza) de Guarapuava informou que não podia mais receber pacientes na ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Situação que se mantém nesta segunda (6). De acordo com a nota oficial divulgada, o hospital chegou a capacidade máxima na ala de UTI adulto, neonatal e pediátrica.
HOSPITAL SÃO VICENTE
Além do Hospital Santa Tereza, o Hospital São Vicente (HSV) também está com 100% das vagas na UTI preenchidas. Em contato com o Portal RSN, a assessoria do HSV informou que desde sexta (3), não há vagas de UTI disponíveis no hospital.
Por fim, a Sesa informou que a partir desta semana vai reativar mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Guarapuava, que passará a ter 20 leitos. Além disso, mantém outros 20 leitos de enfermaria.
Leia outras notícias no Portal RSN.