22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Saúde de Irati alerta sobre a importância da vacina contra a febre amarela

De acordo com a Saúde do município, há registro de um caso da doença em um macaco na Região de Fernandes Pinheiro

vacina_22_0

De acordo com a Saúde do município, há registro de um caso da doença em um macaco na Região de Fernandes Pinheiro (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati está fazendo um alerta sobre a importância da vacina contra a febre amarela. Isso porque há um caso da doença em um macaco na Região de Fernandes Pinheiro. Esta vacina é destinada à população entre nove meses e 59 anos de idade. Desse modo, a população deve redobrar a atenção quanto à doença.

Com a entrada do período de sazonalidade, de dezembro a maio e com as baixas coberturas vacinais no Paraná, o Departamento de Epidemiologia, recomenda que as pessoas não vacinadas se dirijam a uma sala de vacina mais próxima para receberem a dose. Contudo, a vacinação de gestantes, nutrizes e população acima de 60 anos ainda permanece contraindicada.

Já que ainda não há caracterização de situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos ou epidemias. Estes grupos não vacinados devem evitar a exposição ao vírus, procurando não circular na zona rural. Se houver a necessidade deste deslocamento, a população deve usar roupas cobrindo a maior parte do corpo e usar repelentes nas áreas expostas.

TRANSMISSÃO

A transmissão da Febre Amarela se dá por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito se alimenta do sangue contaminado do macaco e depois pica o ser humano. Os sintomas da doença são febre alta de início súbito, coloração amarelada da pele, dor de cabeça e nas costas, fraqueza, náuseas e vômitos. Por fim, em caso da apresentação dos sintomas, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.